Ícone do site São Paulo Jornal

Beco da Bossa Estreia na Rádio Nacional com Foco em Bossa Nova e Samba-Jazz

O programa 'Beco da Bossa' fará sua estreia nesta sexta-feira (17), às 23h, na Rádio Nacional. Produzido pela Rádio UENF 87,1 FM da Universidade Estadual do Norte Fluminense, a nova atração integrará a programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com uma curadoria musical dedicada à bossa nova, samba-jazz e outras vertentes da música brasileira. Os episódios serão veiculados semanalmente em toda a cadeia nacional.

Conteúdo e Proposta do Programa

O 'Beco da Bossa' oferece um percurso tanto por clássicos do gênero quanto por obras e artistas menos difundidos. O objetivo é apresentar o "lado B" da bossa nova e do samba-jazz, além de sublinhar a influência de artistas negros na edificação dessa estética musical. A idealização e apresentação do programa são de Giu de Souza.

Iniciativas da Rede Nacional de Comunicação Pública

O 'Beco da Bossa' é uma das sete produções de emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) selecionadas em chamada pública para enriquecer a grade das rádios da EBC. Outros programas já inseridos na programação incluem 'Piano Forte', da UFRGS, e 'Aquarela', da UFSM, transmitidos pela Rádio MEC desde julho, e 'Brasil Instrumental', da Rádio Unesp FM, que começou a ser exibido pela Rádio Nacional nesta semana.

O resultado do edital de chamada pública foi divulgado em 18 de maio, durante o Encontro da RNCP. A iniciativa visou expandir a diversidade da programação das emissoras públicas, fortalecer a integração entre as rádios parceiras e estimular a produção regional de conteúdos de interesse público.

A Rádio Nacional e Seus 90 Anos

Celebrando 90 anos em 12 de setembro, a Rádio Nacional possui um papel histórico no país, operando atualmente com oito emissoras próprias em distintas regiões do Brasil. Ao longo de sua trajetória, a emissora consolidou-se como uma das mais importantes do país, sendo referência cultural na Música Popular Brasileira, no jornalismo e nas transmissões esportivas.

Sair da versão mobile