O sábado (22) marcou um dia intenso para os candidatos à Presidência da República. As agendas foram destacadas pelos compromissos de campanha de Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro, que realizaram atos simultâneos no Rio de Janeiro. Ambos apresentaram propostas focadas principalmente nas áreas de segurança pública, educação e desenvolvimento econômico. Os demais postulantes cumpriram agendas variadas em diferentes estados, participando de caminhadas, panfletagens, entrevistas e encontros com eleitores.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Postulante ao quarto mandato, Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu agenda de campanha no Rio de Janeiro, onde realizou o primeiro comício de sua campanha na capital fluminense, no Estádio Proletário Moça Bonita, em Bangu. Ele defendeu as candidaturas regionais de sua aliança como uma oportunidade para tirar o Rio de Janeiro das páginas policiais e impulsionar o desenvolvimento do estado.
Na educação, Lula prometeu aumentar a oferta de escolas em tempo integral e criar novos institutos federais, ressaltando que investir em educação é fundamental para evitar custos futuros em segurança pública. Em relação à política externa, declarou que priorizará os interesses nacionais, mostrando-se disposto a negociar em questões como a exploração de terras raras, mas com o Brasil em primeiro lugar. O candidato também expressou a intenção de investir mais no aparato de defesa nacional para proteção das fronteiras e respeito internacional.
Sobre segurança pública, o candidato afirmou que sua meta é “tirar os bandidos dos territórios do Rio de Janeiro e devolver o território para o povo”, com foco em prisões efetivas em vez de medidas meramente ostensivas.
Flávio Bolsonaro (PL)
O candidato Flávio Bolsonaro também cumpriu agenda de campanha no Rio de Janeiro, participando de um ato no Maracanãzinho, na Zona Norte, evento que marcou o lançamento conjunto de candidaturas do PL no estado. Seu discurso concentrou-se na segurança pública, argumentando que o avanço do crime organizado no Rio de Janeiro e no país exige medidas mais duras de combate à criminalidade.
Flávio Bolsonaro prometeu enquadrar organizações criminosas como PCC, Comando Vermelho e milícias como terroristas. Defendeu o endurecimento das penas, a redução da maioridade penal para 14 anos em casos de estupro e a castração química para estupradores, afirmando que “o bandido vai ser tirado de circulação em pé ou deitado”. Ele também expressou a intenção de manter programas de transferência de renda, desde que associados à qualificação profissional, à expansão do ensino técnico e ao incentivo ao empreendedorismo por meio de um programa voltado à criação de pequenas empresas.
Ronaldo Caiado (PSD)
O candidato Ronaldo Caiado participou de eventos em Araçatuba e em Campinas. Em conversas com jornalistas, ele defendeu a ampliação dos investimentos em logística para reduzir custos e aumentar a competitividade da economia brasileira, especialmente no agronegócio.
Na área de segurança pública, Caiado propôs classificar as facções criminosas como organizações terroristas, construir 40 presídios de segurança máxima e expandir o uso de inteligência artificial no combate ao crime. Defendeu ainda ações conjuntas com países vizinhos para enfrentar o narcotráfico, o contrabando de armas e a lavagem de dinheiro. Ao ser questionado sobre a redução da jornada e o fim da escala 6×1, sua resposta foi favorável, sem detalhar a implementação da mudança.
Augusto Cury (Avante)
O candidato Augusto Cury passou o dia em São Paulo. Ele participou, como convidado, do 2º Congresso de RH do Sul e Sudeste do Pará. À tarde, dedicou-se à gravação de conteúdos de campanha e à preparação para o primeiro debate presidencial. À noite, sua agenda incluiu uma visita à tradicional Festa de Nossa Senhora de Achiropita, no bairro do Bixiga.
Romeu Zema (Novo)
O candidato Romeu Zema esteve na Praça Dom Orione, em Bela Vista (MG), onde conversou com aposentados.









