Ícone do site São Paulo Jornal

Catar intercepta 2ª onda de mísseis lançados pelo Irã contra o país

Uma segunda leva de mísseis lançados em direção ao Catar foi interceptada e neutralizada com sucesso, informou o Ministério da Defesa do Catar em uma publicação no Instagram.

“Todos os mísseis que se aproximavam foram interceptados e destruídos antes de atingirem o território catariano”, afirmou o ministério, reiterando que as Forças Armadas do Catar possuem “todas as capacidades e recursos” para garantir a segurança do país.

O ministério também pediu à população do Catar que “mantenha a calma” e “siga as instruções oficiais”.

Às 14h30, horário local deste sábado (8h30, horário de Brasília), a equipe da CNN no Catar havia relatado a interceptação de vários mísseis no país.

Após os ataques dos Estados Unidos, em conjunto com Israel, ao território iraniano, o Irã atacou bases americanas nos Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein e Kuwait. Jordânia e Iraque também foram atingidos. De acordo com a equipe da CNN, trata-se de um ataque sem precedentes no Oriente Médio.

O Irã ainda lançou seu primeiro ataque em larga escala com drones contra Israel, disparando “dezenas de drones de ataque”, disse o Exército iraniano.

Entenda

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a ação neste sábado (28) e descreveu a operação como uma campanha militar “massiva e contínua“, acrescentando que vidas americanas podem ser perdidas em consequência da ação.

Segundo Trump, o objetivo da ofensiva é “defender o povo americano” do que classificou como “ameaças do governo iraniano”. Em um vídeo divulgado na rede social Truth Social, o presidente dos EUA afirmou que pretende destruir os mísseis do Irã e assegurar que o país do Oriente Médio não possua armas nucleares.

Um representante israelense declarou que o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, foi alvo do ataque coordenado entre Estados Unidos e Israel contra o território iraniano. A informação também foi confirmada à CNN por duas fontes próximas à operação militar.

 

Sair da versão mobile