Ícone do site São Paulo Jornal

Irã fechará o Estreito de Ormuz parcialmente para exercícios navais

O Irã fechará partes do Estreito de Ormuz nesta terça-feira (17), alegando razões de segurança, devido a exercícios navais realizados pela Guarda Revolucionária Islâmica, segundo a mídia iraniana.

A agência de notícias oficial da República Islâmica do Irã (IRNA) afirmou que os exercícios — que ocorrem em um momento em que os Estados Unidos estão aumentando seus recursos militares na região — simularão “ameaças marítimas reais”.

A Fars, agência de notícias semioficial iraniana, disse que o fechamento durará “algumas horas” para “observar os protocolos de segurança e navegação” no estreito.

Os exercícios navais ocorrem em meio à retomada das negociações indiretas entre os EUA e o Irã em Genebra, na Suíça, com o objetivo de resolver a longa disputa sobre o programa nuclear iraniano.

O Estreito de Ormuz está localizado entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã, sendo a única rota para o transporte de petróleo bruto do Golfo Pérsico, rico em petróleo, para o resto do mundo. O Irã controla a porção norte do estreito.

Cerca de 20 milhões de barris de petróleo, ou um quinto da produção global diária, passam pelo estreito todos os dias, segundo a Administração de Informação Energética dos Estados Unidos, que classifica o canal como um “ponto de estrangulamento crítico para o petróleo”.

Autoridades iranianas já ameaçaram fechar o estreito em função das tensões com o Ocidente, um cenário que interromperia drasticamente o transporte marítimo global.

Sair da versão mobile