O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira (25) que Israel está em guerra com o Hezbollah e que vai intensificar os ataques contra o grupo no território libanês.
Em seguida, o exército israelense informou que está atacando infraestrutura utilizada pelo grupo na região do Vale do Becaa e outras áreas do Líbano.
Apoio do governo americano
Uma autoridade dos Estados Unidos sinalizou o apoio de Washington à continuidade das operações israelenses contra o Hezbollah, afirmando nesta segunda-feira que “Israel jamais deverá ser obrigado a absorver passivamente ataques contra suas forças e civis”.
“Desde 17 de abril, o Hezbollah disparou mais de mil drones e mais de 700 foguetes na tentativa de inviabilizar as negociações em andamento entre o Líbano e Israel. A situação atual é insustentável”, disse a autoridade.
“O Hezbollah é totalmente responsável pela situação atual”, acrescentou a autoridade. “O grupo rompeu o cessar-fogo em 2 de março e agora tenta impedir que o povo libanês tenha um caminho para a paz e a reconstrução.”
Os comentários ocorrem em meio às negociações em andamento para encerrar a guerra no Irã. Teerã também pediu o fim da guerra no Líbano.
Também houve continuidade dos ataques entre Israel e o Hezbollah, apesar de um aparente cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos. As operações israelenses continuaram no sul do Líbano nesta segunda-feira e mataram pelo menos três pessoas, segundo a NNA (Agência Nacional de Notícias do Líbano).
As Forças Armadas de Israel relataram uma série de drones explosivos lançados pelo Hezbollah durante a madrugada de segunda-feira contra diversos locais do lado israelense da fronteira.
O Exército também informou o impacto de um drone no sul do Líbano, em uma área atualmente controlada por soldados israelenses. Não há relatos de feridos nos ataques.
No domingo (24), o chefe do Exército israelense, Eyal Zamir, afirmou ter aprovado planos para a “continuação dos combates no norte”, em referência à campanha de Israel contra o Hezbollah.
*Com informações da CNN

