Ícone do site São Paulo Jornal

Poliglota e “brasileira”: entenda como Shakira aprendeu a falar português

A expectativa para o show de Shakira na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, marcado para o dia 2 de maio, vai além da performance musical.

A “diva latina” é conhecida pela conexão próxima com o público brasileiro: a fluência quase perfeita no idioma falado no país. Considerada por ela como sua segunda língua, o português de Shakira não é apenas um gesto de cortesia, mas fruto de uma imersão que completa três décadas.

O domínio do idioma remonta a meados de 1995, quando a cantora tinha apenas 18 anos, no auge do lançamento do álbum “Pies Descalzos”. Durante uma intensa agenda de divulgação no Brasil, Shakira passou cerca de um mês viajando pelo país.

Diferente de outros artistas que recorrem a tradutores, a colombiana aprendeu a língua “na marra”. Ao participar de programas de rádio e televisão diariamente, ela absorveu o vocabulário e a pronúncia em apenas 30 dias de imersão total, sem cursos formais.

Um dos traços mais marcantes da relação de Shakira com a imprensa nacional é que ela concede entrevistas em português, sem intérpretes.

Em um encontro com o jornalista Hugo Gloss, a artista poliglota (ela fala ao menos quatro línguas) demonstrou seu conhecimento da cultura popular ao cantar versos de “País Tropical”, de Jorge Ben Jor: “Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, entoou ela em bom português.

Essa proximidade foi reafirmada em 2025, durante participação no programa Domingão com Huck, quando ela voltou ao país com o espetáculo Las Mujeres Ya No LIoran” World Tour, com shows no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e no Morumbis, em São Paulo.

Ao saudar a plateia no programa, a artista declarou em bom português: “Tinha tanta saudade de vocês, não posso acreditar, estou aqui. Pessoal, que bom te ver de novo”. A pronúncia impecável gerou comoção imediata nas redes sociais, com internautas brincando que a cantora “fala melhor que muito brasileiro”.

Comoção nas redes sociais

Em julho de 2025, em uma aparente pista do que estava por vir, a cantora mobilizou os fãs ao publicar vídeos em seus stories do Instagram perguntando, em português, sobre seu retorno ao país: “Pessoal, vocês realmente querem que eu volte ao Brasil? Tenho muita saudade de vocês.”

A mensagem foi o estopim para a confirmação de sua nova passagem pelo Rio de Janeiro. No próximo dia 2 de maio, as areias de Copacabana serão palco não apenas de um show de hits global, mas do reencontro de uma artista que, há 30 anos, decidiu que para conquistar o Brasil, precisava falar a língua do seu povo.

Sair da versão mobile