• RS deve enfrentar sequência de temporais a partir de quinta; veja previsão

      O Rio Grande do Sul deve enfrentar um período prolongado de tempo severo a partir desta quinta-feira (16), segundo previsão da Climatempo. A instabilidade pode se estender ao longo da próxima semana, com previsão de temporais, chuva intensa, ventos fortes, granizo e grande quantidade de raios.

      De acordo com a empresa de meteorologia, as primeiras áreas de instabilidade devem se formar entre o fim da tarde e a noite de quinta-feira nas regiões Oeste, Campanha e Central do estado.

      Nessas áreas, há previsão de rajadas de vento que podem superar os 90 km/h, além de risco de granizo, queda de árvores, danos à rede elétrica e interrupções no fornecimento de energia.

      Na sexta-feira (17), a previsão é de intensificação do tempo severo, principalmente nas regiões Central, Campanha e Zona Sul. A Climatempo alerta para chuva forte em curto período, com possibilidade de alagamentos, descargas elétricas frequentes e ventos entre 70 e 90 km/h, que podem superar esse patamar em alguns locais.

      A Climatempo também não descarta a ocorrência de microexplosões atmosféricas e tornados.

      Segundo os meteorologistas, o cenário é favorecido pelo transporte de calor e umidade sobre o estado, que mantém a atmosfera instável. Na região de Santa Maria, o vento norte deve soprar de forma persistente, com rajadas superiores a 90 km/h.

      Ao longo do fim de semana, uma frente fria deve avançar pelo Rio Grande do Sul e espalhar a instabilidade para outras regiões.

      No sábado (18), a atenção permanece voltada para o Oeste, Missões, Campanha, Centro e Zona Sul, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em pontos isolados, aumentando o risco de alagamentos e transbordamento de córregos.

      Já no domingo (19), a frente fria deve ganhar força, elevando a probabilidade de tempestades severas no Oeste, Missões, Campanha e Região Central. Nessas áreas, há previsão de chuva intensa, granizo, ventos acima de 90 km/h e novos acumulados elevados.

      As regiões de Uruguaiana, Alegrete, Santana do Livramento, São Borja, São Luiz Gonzaga, Santiago e Santa Maria aparecem entre as áreas com maior potencial para ocorrência de tempo severo, segundo a Climatempo.

      Compartilhe:

      WhatsApp
      Facebook
      Telegram
      Twitter
      Email
      Print
      VEJA TAMBÉM

      Vagas de emprego em São Paulo - SP

      Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
      Últimas Notícias