O Ministério Público de São Paulo (MPSP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Polícia Federal (PF) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (15), a Operação YellowCode. A ação, que abrange os estados de São Paulo e Paraná, visa desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro.
Mecanismo da Organização Criminosa
As investigações revelaram que o grupo utilizava eletrodomésticos para o transporte de entorpecentes. Moradores de São Paulo recebiam encomendas adquiridas pela internet, contendo as substâncias ilícitas. Todos os envios eram realizados por uma mesma vendedora, com postagens originadas de Foz do Iguaçu, no Paraná. Até o momento, 120 remessas suspeitas foram identificadas.
Além do tráfico de drogas, os criminosos também praticavam lavagem de dinheiro. Relatórios financeiros apontaram que os envolvidos movimentaram quantias significativamente superiores às suas rendas declaradas, buscando disfarçar os lucros ilícitos. A investigação que culminou na operação teve início em setembro de 2025.
Escopo e Cumprimento dos Mandados
A Operação YellowCode cumpre 14 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão. As ações estão sendo executadas em diversas cidades: São Paulo, São Caetano do Sul e Praia Grande, no estado de São Paulo; e Foz do Iguaçu e Pinhais, no Paraná.
Operação YellowCode: PF e MPSP Combatem Tráfico Interestadual e Lavagem de Dinheiro

