Ícone do site São Paulo Jornal

7 tendências de beleza coreanas que vão dominar 2026

No último ano, os cosméticos coreanos dominaram completamente o mercado ocidental, inundando as redes sociais, dominando os guias de “melhores da beleza” e ampliando presença nas lojas. Neste ano, não será diferente, e a movimentação da indústria indica isso: a varejista norte-americana Ulta fez uma parceria com as lojas K-Beauty World e Hansung Beauty para trazer as principais marcas de K-beauty para o seu portfólio no verão passado, enquanto a Sephora se uniu, neste ano, à multimarca sul-coreana Olive Young para vender uma curadoria de itens coreanos escolhidos por eles.

“A expansão atual da K-beauty no varejo está apenas começando”, disse Sarah Chung Park, fundadora e CEO da Landing International e criadora da K-Beauty World, à Vogue. “Espere muito mais marcas e novas categorias em 2026, com novas marcas e grandes varejistas entrando no mercado e investindo pesado. O TikTok ajuda a acelerar esse movimento, impulsionando mais marcas coreanas para o varejo convencional com uma velocidade nunca vista.” Michelle Lee, ex-editora-chefe da revista norte-americana Allure e diretora de marketing da K-Beauty World, concorda com essa observação, acrescentando que “2026 promete ser um ano ainda maior para a beleza coreana, à medida que cresce a educação e a conscientização sobre o cuidado com a pele e os benefícios desses produtos”.

Se o crescimento da beleza coreana em 2025 foi impulsionado pela descoberta de novos ativos e formatos, este ano será marcado pela educação do consumidor. “A curiosidade continua crescendo — e há muito mais espaço para as testar novidades”, afirma Lee. “As pessoas ainda querem saber quando e como usar um tônico facial, o que o PDRN realmente faz, etc.” À medida que os consumidores aprendem mais sobre técnicas de cuidados com a pele, tipos de fórmulas e ingredientes, eles ficam mais bem preparadas para cuidar da pele.

“O público quer resultados visíveis sem comprometer a saúde da pele, e as marcas coreanas estão na vanguarda nesse quesito”, afirma Charlotte Cho, cofundadora do marketplace de beleza coreana Soko Glam e fundadora da marca de cuidados com a pele Then I Met You. “Há também uma enorme demanda por tecnologias inspiradas em tratamentos que antes eram exclusivos de clínicas de estética ou dermatologistas. Quando as pessoas conseguem resultados reais em casa, isso gera fidelidade a longo prazo e curiosidade para descobrir o que a Coreia criará no futuro.” O resultado? A próxima geração da desejada glass skin que todos conhecemos.

Se Cho pudesse fazer uma previsão, diria que o futuro reserva uma pele muito mais “elástica”. “Essa aparência macia e viçosa está se tornando tão importante quanto o brilho”, diz ela. “Na Coreia, muitas inovações se concentram em fortalecer a base da pele para que a suavidade, a firmeza e a elasticidade apareçam juntas. O objetivo não é o brilho pelo brilho; é uma pele com aparência fresca, vibrante e cheia de vida de todos os ângulos.”

No entanto, cuidar melhor da pele não significa, necessariamente, aumentar a rotina de skincare. Os especialistas apontam que, entre os diferenciais desta nova onda da K-Beauty, está uma abordagem simplificada em vez de rotinas complicadas. “As pessoas querem produtos inteligentes e de alta performance, em vez de uma longa lista de passos”, continua Cho. “O que veio para ficar são os cosméticos que realmente fortalecem a pele e se encaixam facilmente em vidas agitadas.” É essa filosofia que define seu novo Creme para Olhos com Mucina de Caracol, que combina ingredientes coreanos já consagrados com inovações como a volufilina — um extrato vegetal elogiado por sua capacidade de melhorar a aparência de olheiras — em uma fórmula inédita.

Abaixo, nossos especialistas em beleza coreana comentam as tendências para ficar de olho em 2026 — da pele de vidro 2.0 à próxima geração de máscaras noturnas.

Desacelerar o envelhecimento da pele

“O conceito de retardar o envelhecimento está em alta na Coreia atualmente”, diz Lee, compartilhando que a varejista de cosméticos coreana Olive Young tem uma seção dedicada a isso em algumas lojas. “Enquanto a maioria dos produtos tentam apagar as rugas, desacelerar o envelhecimento se concentra na hidratação constante e em rotinas suaves e consistentes para criar uma base e uma barreira saudáveis, retardando assim os sinais de envelhecimento.” Pense em trocar o bakuchiol pelo retinol, priorizar a hidratação e nunca deixar de usar protetor solar.

“Uma textura suave para a pele está se tornando tão importante quanto o brilho”, diz Cho. “A Coreia está liderando essa mudança com essências de microagulhas, injeções de ampolas e tratamentos que ajudam a minimizar a aparência dos poros e a uniformizar a superfície da pele.” Ela acrescenta que a tecnologia Reedle da VT — conhecida por suas espículas que causam formigamento — é um dos primeiros grandes sinais da direção que essa categoria está tomando. A especialista também destaca a importância das fórmulas ricas em exossomos para promover uma pele mais suave e equilibrada. “Essas inovações mostram o quanto a Coreia está focada em criar cosméticos que proporcionam a textura macia e uniforme que as pessoas tanto desejam.”

Cuidados com o couro cabeludo e cabelos com efeito vidro

“Os cuidados capilares coreanos estão em alta, e isso se deve à filosofia de priorizar o couro cabeludo”, diz Charlotte Cho. Cabelos saudáveis ​​começam com um couro cabeludo saudável, então cuidar da raiz se reflete na aparência e na textura do restante do cabelo. “Shampoo nutritivo para o couro cabeludo e tratamentos calmantes estão se tornando itens essenciais do dia a dia. A partir daí, essências e brumas capilares adicionam hidratação leve, suavizam os fios arrepiados e criam o acabamento macio e brilhante pelo qual a Coreia é conhecida. Combinados com máscaras nutritivas, você obtém a versão coreana do cabelo com efeito vidro, que fica polido e sedoso sem pesar.”

PDRN e exossomos ganharam força em 2025, e Chung Park prevê que o movimento terá ainda mais impulso em 2026, à medida que os ingredientes migrarem dos consultórios para os cosméticos. O PDRN, sigla para polidesoxirribonucleotídeo, demonstra potencial para propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, além da capacidade de sintetizar colágeno e reduzir a hiperpigmentação; experimente você mesmo com o creme em gel de colágeno da Mixsoon ou o badalado creme Reju-All, popular em Seul. Os exossomos são conhecidos por suas características anti-inflamatórias, o que os torna valiosos para potencializar os processos naturais de reparo da pele.

“As sobrancelhas ocidentais tendem a ser mais arqueadas, escuras e definidas, enquanto a tendência atual na Coreia é clareá-las para suavizar o rosto e criar um formato mais reto”, diz Lee. “Algumas coreanas estão descolorindo levemente as sobrancelhas ou, mais comumente, usando um gel para sobrancelhas com cor, um ou dois tons mais claros que a cor do cabelo.” Embora descolorir as sobrancelhas tenha feito sucesso no ano passado (como fez a atriz Jenna Ortega), o visual na Coreia é mais sutil. Lee diz que se trata apenas de suavizar um pouco o aspecto, como diminuir um tom.

Máscaras de colágeno noturnas de nova geração

O tratamento noturno não vai desaparecer tão cedo, inclusive, eles devem evoluir ainda mais. Chung Park prevê que uma nova classe de máscaras de tratamento surgirá — com foco em maximizar a absorção de ingredientes e proporcionar cuidados intensivos durante o uso prolongado. “Máscaras projetadas para reter fisicamente a hidratação e os ativos e máscaras de colágeno noturnas permitem a liberação prolongada de peptídeos, PDRN ou outros ingredientes regenerativos.”

A crioterapia chegou ao skincare? Chung Park destaca os cuidados com a pele em baixam temperaturas como uma categoria promissora. “Projetados para combater o envelhecimento causado pelo calor, vermelhidão e inflamação, os produtos refrescantes incluem rolos, essências geladas e hidratantes adaptáveis ​​à temperatura”, afirma. Pense na máscara enriquecida com PDRN ou nos discos de tônico gelados. Para uma ferramenta de crioterapia mais tradicional, considere o bastão de massagem refrescante.

Sair da versão mobile