O Corpo de Bombeiros Militar de Corumbá (MS) confirmou a descoberta de uma jiboia morta e carbonizada após um incêndio na região do Nabileque, no Pantanal. O incidente sublinha a severidade dos focos que atingem o bioma, com equipes de combate a incêndios monitorando e atuando em áreas de difícil acesso, incluindo na Baía do Tuiuiú.
Fogo no Nabileque e a Trágica Descoberta
O incêndio na região do Nabileque, que resultou na morte da jiboia, teve início na quinta-feira (22) e foi controlado na segunda-feira (26), contando com o apoio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). A corporação informou que o animal foi encontrado queimado após uma varredura de aproximadamente 1 quilômetro por terra, na área de maior intensidade das chamas. Estima-se que cerca de 5 mil hectares foram consumidos pelo fogo nesta localidade, que fica a aproximadamente três horas e meia de Corumbá por estrada.
Combate a Focos Ativos na Baía do Tuiuiú
Desde sábado (24), os bombeiros também estão engajados no combate a outro incêndio na região da Baía do Tuiuiú, próximo ao Rio Paraguai. Nesta área, aproximadamente 923 hectares já foram afetados pelas chamas. A corporação destacou que, apesar dos focos ativos estarem em locais remotos e de difícil acesso, não há moradias ou população ribeirinha sob risco direto. A intensidade da fumaça gerada pelo incêndio foi tal que encobriu parte da margem do Rio Paraguai, alertando as autoridades e a população local sobre a dimensão do problema.

