Ícone do site São Paulo Jornal

Por que o loiro manteiga de Carolyn Bessette-Kennedy tem tudo para te conquistar nesta estação


Se você já passou horas olhando fotos de inspiração de loiros antes de um horário no salão, é bem provável que uma imagem de Carolyn Bessette-Kennedy tenha ido parar no seu moodboard. Muito antes do surgimento do Pinterest, do TikTok e das tendências de Instagram, já existia Carolyn: a socialite que definiu o cabelo loiro manteiga brilhante como uma das marcas registradas do seu look nos anos 1990.
Agora, graças à minissérie História de Amor: John F Kennedy Jr e Carolyn Bessette, que estreou neste mês no Disney+, essa cor de cabelo voltou aos holofotes. Embora tenha havido certo debate sobre a caracterização da atriz Sarah Pidgeon para produção, ao assistir à série fica claro que acontece uma mudança gradual na coloração do cabelo da personagem.
Carolyn Bessette-Kennedy
Getty Images
Carolyn Bessette-Kennedy
Getty Images
Nos primeiros episódios, a atriz aparece com um loiro mais escuro e mechas marcadas. À medida que a projeção de Carolyn cresce, a luminosidade dos fios também aumenta, até se fixar naquele tom amanteigado que ilumina o rosto e ao qual ela segue associada até hoje.
Essa progressão foi totalmente intencional. “Começamos a retratar os looks da personagem por volta de 1992, e eles foram mudando lenta e gradualmente até 1999”, diz Kari Hill, a colorista responsável pelo visual da atriz Sarah Pidgeon. “O cabelo de Carolyn passou por uma transformação drástica desde o início dos anos 1990, quando o público ainda não estava familiarizado com ela, até o visual mais conhecido pelo qual ela ficou famosa no fim da década.”
Cena da minissérie “História de Amor: John F Kennedy Jr e Carolyn Bessette”
Divulgação
O resultado? Um novo sopro de desejo sobre a coloração batizada de “Bessette blonde”: um loiro brilhante, com nuances de mel e uma estética nitidamente anos 1990.
Carolyn Bessette-Kennedy
Getty Images
O que é o “Bessette blonde”?
Diferentemente dos loiros frios, quase esbranquiçados, que dominaram o início dos anos 2010, o loiro Bessette está posicionado em uma cartela mais quente. Pense em tons de champanhe e dourado amanteigado, apoiados por uma base natural. É luminoso, mas nunca excessivamente claro ou artificial.

“A cor usada por Carolyn tem muitas sub tonalidades de dourado e amanteigado”, diz Harriet Muldoon, colorista e especialista em loiros. “Originalmente, se tratava de uma nuance mais escura. Porém, com o tempo, foi clareando. Mas nunca na matiz platinada, sempre aquecida.
A técnica para criar as luzes é tão importante quanto o tom. “Para atingir esse resultado, fazemos uma trama bem grossa, mas levemente espaçada”, afirma Harriet Muldoon. “Você percebe a luminosidade. Não é ultrafina nem difusa.”
Carolyn Bessette e John F. Kennedy Jr.
Vogue
Cena da minissérie “História de Amor: John F Kennedy Jr e Carolyn Bessette”
Divulgação
Nos últimos anos, as principais tendências de coloração giraram em torno do bronde e dos visuais mais naturais, com efeito vivido. “Aqui, a proposta é levar as mechas de volta até a raiz. Em vez de manter a base natural no topo, você traz mechas grossas desde o início dos fios”, diz Harriet Muldoon. Enquanto a coloração bronde costuma ter um efeito iluminado de sol, mais difuso, o Bessette blonde intencional e as mechas são visíveis.
Como aderir ao Basset blonde?
A chave está no equilíbrio. Em peles claras, um tom champanhe mais suave ilumina sem apagar. Em peles oliva ou mais escuras, nuances de mel mais intensas acrescentam profundidade. O mais importante, porém, é a saúde dos fios, já que essa tonalidade depende muito da saúde do cabelo e do brilho que será refletido por ele.
John F. Kennedy Jr. e Carolyn Bessette em um passeio inicial após reatarem o romance em 1994.
Getty Images
Carolyn Bessette-Kennedy
Mitchell Gerber/Getty Images
“Alcancei a transformação de cor da Sarah com correções minuciosas — em várias etapas, para preservar a integridade do cabelo”, afirma Kari Hill. “O cabelo de Carolyn era longo e espesso, então não podia haver quebra. Trabalhei muito de perto com Barry Lee Moe, que é um gênio e foi responsável pelo styling dela na série. Não fiz nenhum movimento sem o apoio e a aprovação dele”.
Carolyn Bessette-Kennedy
Getty Images
Como manter o Bessette blonde?
Para equilibrar o tom amanteigado, use a cada 15 dias o shampoo roxo matizador, que ajuda a neutralizar reflexos amarelados indesejados. Um tratamento reconstrutor também é importante para manter a força e a elasticidade dos fios. Já produtos que intensificam o brilho contribuem para potencializar o acabamento luminoso e refletivo.
Esta matéria foi originalmente publicada na Vogue britânica.

Sair da versão mobile