Um vendaval intenso causou significativos estragos em diversas cidades do Vale do Paraíba, entre o domingo (1º) e a segunda-feira (2). Os impactos incluem o destelhamento de uma escola municipal, queda de árvores e deslizamentos de terra, afetando a infraestrutura local.
Danos em Cachoeira Paulista
Em Cachoeira Paulista, três salas de aula da Escola Municipal Ana Ferreira Marcondes foram interditadas após parte do telhado ser arrancada pela força do vento, atingindo o bairro da Usina. Ninguém estava presente no prédio no momento do incidente. A Defesa Civil foi acionada no domingo. Equipes das secretarias de Educação e de Obras e Infraestrutura estão avaliando os prejuízos e trabalhando para recuperar a estrutura, buscando evitar a suspensão das aulas.
Adicionalmente, três árvores caíram na Estrada Municipal da Bocaina, em Cachoeira Paulista, em dois pontos distintos – nas proximidades do Rancho Palhoça e na altura do quilômetro 18. Os trechos impactados sofreram interdição parcial.
Situação em Areias
No município de Areias, as fortes chuvas provocaram alagamentos no bairro São Sebastião, onde a água invadiu quintais e danificou telhados. Na Rua 15 de Novembro, estabelecimentos comerciais foram atingidos pela inundação. A cidade também registrou um deslizamento de terra no Morro do Rossio.
Contexto Estadual e Alertas
Os eventos climáticos são parte de um panorama de fortes chuvas e rajadas de vento registradas em diferentes regiões do estado. A Defesa Civil estadual emitiu alertas por celular e SMS para orientar a população durante o período de instabilidade, visando a segurança e prevenção de riscos.
