Google lança Lookout: o app que descreve o ambiente e ajuda deficientes visuais

O app usa inteligência artificial com tecnologia similar ao do Google Lens

 

O Google lançou seu aplicativo Lookout, que usa inteligência artificial para ajudar deficientes visuais. Ao apontar o celular para um objeto, a pessoa escutará a descrição do mesmo. O serviço pode ajudar no reconhecimento de novos ambientes, na leitura de textos e nas atividades rotineiras como cozinhar, limpar e fazer compras.

 

De acordo com a empresa, a tecnologia utilizada foi a mesa do Google Lens, já que funciona a partir do mesmo princípio, exceto por capturar imagens através da câmera traseira. Tendo isso em vista, ele deve funcionar melhor com o smartphone amarrado em um cordão no pescoço ou no bolso da frente da camisa.

 

O app já está disponível na Google Play Store para dispositivos Pixel rodando a partir do Android 8.0, e ainda restringir-se ao uso na língua inglesa. Contudo, deve ser liberado para mais aparelhos e idiomas no futuro.

 

A gigante de buscas tem muitos projetos que levam em conta melhorar a acessebilidade. Como exemplo, podemos citar o Live Transcribe, que transforma o discurso em legenda para pessoas com pouca ou nenhuma audição.

 

O Lookout foi anunciado na Conferência de Desenvolvedores Google, no ano passado. Fonte: Olhar Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: