Grupo Rumo volta em abril com ‘Universo’, álbum com 14 músicas inéditas e texto de Zélia Duncan

Foto: Gal Oppido / Divulgação

 

Cantora fluminense que há oito anos abordou o cancioneiro do compositor paulista Luiz Tatit em primoroso espetáculo situado no limiar entre uma peça de teatro e um show, Totatiando (2011), Zélia Duncan assina o texto incluído no encarte do álbum de músicas inéditas que traz o Rumo – grupo paulistano fundado em 1974, com Tatit na formação original – de volta ao mercado fonográfico neste ano de 2019.

 

Intitulado Universo e produzido por Márcio Arantes para o Selo Sesc, o álbum será lançado em abril com 14 músicas inéditas. Para gravar o disco, Luiz Tatit, Ná Ozzetti, Hélio Ziskind, Geraldo Leite, Akira Ueno, Paulo Tatit, Pedro Mourão, Gal Oppido e Zécarlos Ribeiro reativaram em 2018 o grupo dissolvido em 1992, mas esporadicamente reagrupado desde então para retornos eventuais.

 

A formação do Rumo no álbum Universo somente não é a original de 1974 porque Ciça Tuccori morreu em 2001.

 

Ciente dos movimentos cíclicos do Rumo desde que o grupo se formou há 45 anos, Zélia Duncan questiona no texto a noção de parada na trajetória nada linear do Rumo: “Existe uma irresistível reflexão nessas inéditas canções, nesse presente, nessa necessidade de registrar, nesse ‘pendor para percutir, para barulhar, para alguém ouvir, para não parar. Então, por que parou?’ Pois é, o Rumo nunca parou. Afinal, silêncio é música, e o tambor de que fala a canção de Luiz Tatit é o coração do grupo que, enquanto pulsa no peito, pensa e canta”, afirma Duncan no texto.

 

A música-título do álbum, Universo, é uma das duas composições feitas na década de 1990. Já os outros 12 títulos do repertório inédito e autoral do disco foram compostos pelos integrantes do grupo no primeiro semestre de 2018. Inclusive por Ná Ozzetti e Akira Ueno, que compuseram pela primeira vez para o Rumo. Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: