TV NEWS

Ativistas climáticos picham Portão de Brandemburgo em protesto na Alemanha

.

Por Redação em 17/09/2023 às 19:54:10
Polícia alemã afirmou que prendeu os 14 manifestantes que jogaram tinta no emblemático monumento da capital. Grupo de ativistas já realizou outros protestos polêmicos, como se colar em rodovias. Portão de Brandemburgo após protesto de ativistas climáticos

Paul Zinken/AP

Ativistas climáticos picharam com tintas da cor laranja e amarela as colunas do famoso Portão de Brandemburgo, em Berlim, neste domingo (17), para pressionar as demandas pela interrupção do uso de combustíveis fósseis até 2030.

A polícia de Berlim informou que os manifestantes tentaram usar um elevador hidráulico para escalar o monumento. Eles foram impedidos e 14 manifestantes foram presos no local.

"The Last Generation", um grupo com sede na Alemanha, já havia realizado um protesto polêmico quando fizeram centenas de bloqueios de estradas por parte de manifestantes que se colaram ao asfalto.

A ação do grupo desencadeou uma repressão policial por parte dos estados federais da Alemanha.

O movimento publicou um comunicado sobre o protesto com tinta na rede social X, antes chamada de Twitter.

"Não vamos parar o nosso protesto a menos que seja iniciado um pivô. Temos que abandonar o petróleo, o gás natural e o carvão até 2030, o mais tardar", afirmou o perfil do grupo.

A Alemanha pretende atingir emissões líquidas zero até 2045, mas não cumpriu as metas anuais dos últimos dois anos.

LEIA TAMBÉM:

Ativistas jogam tinta vermelha no vidro de proteção de tela de Monet em Estocolmo

Ativistas climáticos se colam em rodovias próximas aos aeroportos de Berlim e de Munique
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2