TV NEWS

Conheça Sandro Machado, tenor brasileiro destaque no The Voice RomĂȘnia

.

Por Redação em 24/09/2023 às 08:37:06
Cantor baiano de 36 anos virou todas as cadeiras dos jurados, que o aplaudiram de pé, junto com a plateia. Conheça Sandro Machado, tenor brasileiro destaque no The Voice da Romênia

Arquivo pessoal

O tenor brasileiro Sandro Machado, de 36 anos, foi destaque na primeira fase do The Voice da Romênia – ou Vocea României. De Camaçari, cidade na região metropolitana de Salvador, para o sudeste europeu, o artista contou com o apoio da família para estudar música e seguir carreira como cantor.

A apresentação dele foi televisionada no dia 8 de setembro, quando Sandro virou todas as quatro cadeiras dos jurados - que o aplaudiram de pé, junto com a plateia. Ele passou para a próxima fase, a batalha de duplas, que ainda não tem data para ser realizada. Para a classificação, o artista apresentou "Rise like a Phoenix", da drag queen austríaca Conchita Wurst.

A história musical de Sandro, no entanto, começou ainda na infância. Há 32 anos, na Região Metropolitana de Salvador, ele passou a cantar em coros infantis de uma igreja evangélica.

"Eu cresci cantando música gospel. Desde os 4 anos eu cantava em coros infantis e minha família sempre me apoiou muito. Eles são meus maiores incentivadores", destacou.

"Meu pai era músico, trompetista. Tocou e compôs muita música nos carnavais de Salvador antes de eu nascer. Meu irmão, Harrley, também é cantor, e minha mãe tem uma voz linda, canta sempre em casa".

Conheça Sandro Machado, tenor brasileiro destaque no The Voice da Romênia

Arquivo pessoal

Com o talento natural e o apoio familiar, Sandro concluiu graduação em Canto, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 2011, e também estudou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Esmae) do Porto, em Portugal, de 2012 a 2013.

Dois anos depois, ele iniciou um curso de ópera na Alemanha, onde finalizou,em paralelo, um mestrado na Universidade Estadual de Música e Artes Cênicas de Stuttgart, em 2018 – quando decidiu mudar-se para a Romênia.

"Depois que acabei meu mestrado na Alemanha, passei um período sem saber se eu queria mesmo fazer ópera… eu sabia que queria cantar, mas não sabia o que. Visitei a Romênia algumas vezes e fiz alguns amigos em Timi?oara, a cidade onde vivo atualmente".

Além da carreira artística, Sandro também investiu no caminho como contador na Bosch Service Solutions, uma empresa global de terceirização de processos de negócios (BPO) para serviços. Antes de cursar Canto na Ufba, ele fez metade da graduação de Administração com Finanças na mesma instituição de ensino, e por isso tinha conhecimento básico sobre o cargo.

"Eu me apliquei para uma vaga de emprego para contador que pedia português e inglês fluente. Essa vaga estava aberta havia algum tempo, mas exigia experiência na área. Eu não tinha, mas fui na fé e na coragem. Eles precisavam tanto de falantes de língua portuguesa, que estavam dispostos a dar um treinamento intenso e assim, fui selecionado e comecei a trabalhar em Timi?oara [cidade romena]".

Para se dedicar ao novo emprego, o artista fez uma pausa no canto, mas seguiu compondo. Depois de ter se estabelecido no trabalho, Sandro passou a integrar a banda Funk28 e também mostra os vocais em um grupo que toca em eventos.

Conheça Sandro Machado, tenor brasileiro destaque no The Voice da Romênia

Arquivo pessoal

O The Voice Romênia, não foi a primeira experiência dele em reality artístico. Dois anos antes, o baiano apostou no Romanians Got Talent – show de tv em que as variadas atrações disputam o prêmio milionário. Este programa, no entanto, não é exclusivo para os talentos da música, e podem participar, por exemplo, comediantes.

Apesar de ter feito uma apresentação marcante, Sandro não avançou na competição. Sem se abater, ele não desistiu de tentar um espaço no The Voice.

"As audições são bem intensas. Eu tentei ficar aterrado o máximo possível, ser paciente e confiar no meu talento e na minha humildade. Mas competição exige muito, emocional e mentalmente", avaliou.

Conheça Sandro Machado, tenor brasileiro destaque no The Voice da Romênia

Arquivo pessoal

O destaque na apresentação gerou uma boa reação do público dentro e fora da Romênia. O artista contou ao g1 que ficou emocionado com a recepção da audiência no país do sudeste europeu.

"Recebi centenas de contratos via comentários, mensagens nas redes sociais, compartilhamentos e comecei até a ser reconhecido e receber pedidos para tirar fotos".

"Os romenos são muito amáveis e receptivos, e adoram o Brasil. Conhecem bem do nosso futebol, as novelas e, particularmente aqui na região que eu moro, chamada Banat, vários entendem e falam português ou espanhol. Eu adoro morar aqui. É um país lindo, seguro e que tem me tratado muito bem desde que eu cheguei, já bem antes do concurso".

O tenor participou, na semana passada, de uma entrevista ao vivo no Jornal da Manhã, programa matinal da Rede Bahia, afiliada da TV Globo. Ele revelou que passou a receber mensagens de brasileiros também, depois disso.

Apesar de ainda não ter tido a chance de cantar no Brasil na fase adulta, Sandro espera que a apresentação dele na Europa traga oportunidades para que possa se apresentar no país natal.

"Alguns amigos tinham compartilhado meu vídeo [no Brasil], e tinha tido uma pequena repercussão, mas depois de aparecer no jornal, tenho recebido muita mensagem linda e mais seguidores nas minhas redes sociais – o que ajuda muito, se eu continuar progredindo na disputa. Não vejo a hora de apresentar também, para o meu povo, minha música e minha arte".

Conheça Sandro Machado, tenor brasileiro destaque no The Voice da Romênia

Arquivo pessoal

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia ????
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2