TV NEWS

UFPR e Itaipu vão integrar novo Observatório Nacional dos Direitos Humanos, anuncia ministĂ©rio; conheça a iniciativa

.

Por Redação em 06/10/2023 às 12:20:06
Ministro Silvio Almeida assinará acordo com instituições na segunda-feira (9), em Curitiba. Observatório vai monitorar violações de direitos no Brasil. Campus da UFPR

Marcos Solivan/Divulgação UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a empresa Itaipu Binacional vão passar a integrar e fornecer dados para o Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH). Criada em setembro por portaria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a plataforma deve ser lançada oficialmente em dezembro deste ano.

A intenção é reunir uma série de indicadores sobre violações de direitos ocorridas no Brasil. As informações devem servir de base para políticas públicas e também poderão ser acessadas por toda a população. Saiba mais abaixo.

? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Os acordos de cooperação técnica entre a UFPR e a Itaipu com o governo federal serão assinados na segunda-feira (9), em Curitiba, com a presença do ministro Silvio Almeida.

De acordo com o ministério, as instituições paranaenses são as primeiras de nível regional a confirmar participação no observatório. Recentemente, acordos de cooperação técnica foram formalizados com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Dentre a troca de conhecimentos prevista no acordo com a Itaipu Binacional, está a análise espacial e georreferenciamento de indicadores, uma das expertises da empresa, além do compartilhamento de informações no desenvolvimento de aplicativos, e elaboração de materiais para capacitação com base em dados e indicadores", exemplifica o Ministério.

Observatório Nacional dos Direitos Humanos

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania explica que o ObservaDH será uma plataforma on-line de difusão e análise de informações estratégicas para o acompanhamento do tema dos direitos humanos no Brasil.

"A iniciativa visa à construção de indicadores relacionados à situação de pessoas idosas, LGBTQIA+, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, população em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, vítimas de violações de direitos e violências diversas", elenca a pasta.

A intenção é que o sistema forneça evidências para o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas de defesa, promoção, proteção e educação em direitos humanos.

"A ferramenta também deve auxiliar gestores públicos, organizações da sociedade civil e apoiar o trabalho de jornalistas, pesquisadores e estudantes", aponta o ministério.

Leia também:

Uso obrigatório de apps em colégios gera impasse entre professores e governo do PR: 'Transforma a escola em fábrica de números e índices'

Justiça aceita cachorro como parte em processo por danos morais no Paraná

Paraná registrou tornado; veja fotos

Vídeos mais assistidos do g1 PR:

Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2