TV NEWS

Moradores de parte alta de bairro seguem sem ĂĄgua 2 dias após problema no abastecimento em Campinas

.

Por Redação em 08/10/2023 às 14:24:11
Sanasa informou que usou caminhão-pipa para abastecer parte baixa da Vila Padre Manoel da Nóbrega, e trecho mais elevado deve ser normalizado nas próximas horas. Caminhão-pipa abastece moradores da Vila Padre Manoel da Nóbrega, em Campinas

Gustavo Biano/EPTV

Moradores da Vila Padre Manoel da Nóbrega seguiam sem água nas caixas até o início da tarde deste domingo (8), dois dias depois do problema que comprometeu o abastecimento de toda Campinas (SP).

A Sanasa, responsável pelo saneamento público e abastecimento da cidade, enviou caminhões-pipa para a parte baixa da vila e afirmou que "é uma questão de tempo para normalizar todo o bairro, inclusive, a parte alta".

O órgão havia informado, ainda na noite de sexta-feira (6), que a distribuição de água tinha se regularizado. Mas, desde a manhã de sábado (7), moradores relataram falta d'água.

O que foi feito?

Neste domingo, a Sanasa defendeu que os 73 reservatórios da cidade estavam com os níveis estáveis desde sábado, mas que rompimentos e ar no encanamento prejudicaram a região dos distritos do Ouro Verde, Campo Grande e da Vila Padre Manoel da Nóbrega.

Segundo a Sanasa, "todas as equipes da companhia foram para as ruas – as folgas foram suspensas".

"Na manhã de hoje, os reservatórios da cidade já apresentavam níveis superiores a 80%; o que atende especificamente aquela área estava com 83,72%. As estações de tratamento de água continuam produzindo 4 mil litros por segundo".

Reclamações no sábado

Após temporal com ventos fortes que atingiu a metrópole na tarde de quarta-feira (4), alguns locais ficaram sem energia elétrica, o que afetou o abastecimento de água da cidade.

No fim da tarde desta sexta, a Prefeitura anunciou que os reservatórios de água estavam em processo de armazenamento.

Regiões de Piracicaba e Campinas têm alerta de temporais no fim de semana; veja previsão

Torneira vazia: moradores reclamam de falta de água na região de Campinas (SP)

Reprodução/EPTV

Moradores dos bairros de Ouro Preto, Jardim Uruguai, Satélite Íris, Jardim São Judas Tadeu e Vila União relataram para a EPTV, afiliada da TV Globo, que seguiam sem água.

O que diz a Sanasa?

Em nota, a Sanasa reforça que o abastecimento e armazenamento de água já estão regulares e que a demora pode se dar porque alguns bairros ficam em áreas mais altas, o que dificulta a chegada da água. Alguns rompimentos também podem ocasionar a falta de água.

O departamento ainda pontuou que está mobilizando toda a estrutura e equipes para poder atender todos os chamados neste sábado, e ainda alerta sobre a conscientização no uso correto da água para que não falte nos bairros mais afastados.

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2