TV NEWS

Brasileiros convocados pelo exército de Israel: quem pode ir à guerra e quem não pode ser chamado; veja perguntas e respostas

.

Por Redação em 17/10/2023 às 11:08:17
Pessoas com cidadania israelense são obrigadas a fazer treinamento militar obrigatório ao completar 18 anos. Cerca de 360 mil reservisas foram convocados após ataques do Hamas a Israel. Veja imagens marcantes da primeira semana do conflito entre Israel e o Hamas

O exército de Israel convocou cerca de 360 mil reservistas na última semana, após os ataques de 7 de outubro do grupo terrorista palestino Hamas. Entre os convocados, há pessoas espalhadas por todo o mundo, inclusive brasileiros com cidadania israelense.

Apesar de o conflito entre Israel e Hamas ter começado de forma repentina, a convocação de reservistas feita pelas Forças de Defesa não é exatamente uma surpresa para quem foi chamado, pois somente reservistas na ativa, que precisam fazer treinamento anual de 30 dias, podem ser convocados.

Israel tem atacado a Faixa de Gaza desde o ataque surpresa do Hamas, que invadiu o território israelense por terra, mar e ar, matou civis e sequestrou pessoas. Até esta segunda-feira (16), o conflito causou 4.208 mortes, a grande maioria de civis, sendo 2.808 palestinos e 1.400 israelenses.

Leia abaixo perguntas e respostas sobre a convocação de reservistas:

Quem pode ser convocado para atuar nos confrontos?

Quem precisa fazer treinamento militar obrigatório em Israel?

Quem foi convocado para os confrontos pode recusar?

Qual é a punição para quem recusar?

Qual é o contigente da reserva ativa do exército israelense?

Qual é o limite de idade para quem pode ser convocado?

Qual é o salário pago para quem é convocado?

Israelenses fora de Israel também são obrigados a comparecer, ainda que tenham dupla cidadania?

Pessoas casadas e com emprego fixo em outros países podem ser convocadas?

É possível voluntariar-se para atuar com o exército de Israel?

LEIA TAMBÉM

AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias do confronto entre Israel e Hamas

LISTA DE RESERVISTAS: Mineiro é convocado por Exército de Israel

PERFIL: A brasileira de 20 anos que combate no exército de Israel contra o Hamas

Soldados israelenses mantêm posição ao longo da fronteira Israel-Gaza, em 11 de outubro de 2023

Jack Guez / AFP

Quem pode ser convocado para atuar nos confrontos?

São convocados apenas cidadãos israelenses, com cidadania de mais um país ou não, que tenham feito o treinamento militar obrigatório (entenda na pergunta abaixo) e estejam na reserva ativa.

Quem precisa fazer treinamento militar obrigatório em Israel?

Todos os homens e mulheres israelenses elegíveis são convocados para o treinamento militar no exército de Israel após completarem 18 anos. Os homens são obrigados a servir durante três anos, e as mulheres por dois anos. Adiamentos podem ser concedidos a estudantes qualificados em instituições de ensino superior. Novos imigrantes podem ser dispensados ou servir por períodos mais curtos, dependendo da idade e do estado civil ao entrar no país.

Árabes israelitas, mulheres religiosas, indivíduos casados e aqueles considerados inaptos médica ou mentalmente estão isentos do serviço militar obrigatório. Independentemente dessas isenções, muitos dos isentos do serviço militar voluntariam-se para servir nas Forças de Defesa de Israel. Quem passa pelo treinamento militar obrigatório entra na reserva ativa, que exige treinamento anual de 30 dias, e pode ser convocado sempre que houver conflito.

Quem foi convocado para os confrontos pode recusar?

A presença dos convocados é obrigatória para quem faz parte da reserva ativa, e não pode haver recusa.

Forças Armadas de Israel convocam brasileiros que vivem lá para defender o país

Qual é a punição para quem recusar?

De acordo com a Embaixada de Israel no Brasil, a punição para quem se recusar a comparecer depois de ser convocado pode chegar à prisão. No entanto, isso depende de fatores como estado civil, justificativa para não ter comparecido, qualificação do soldado, etc. A embaixada explicou, ainda, que é raro isso acontecer e que um reservista pode pedir para sair da unidade militar onde atua, desde que apresente um motivo válido, e não ir mais. Porém, ainda de acordo com a representação diplomática de Israel no Brasil, aproximadamente 80 mil israelenses se voluntariaram para lutar sem terem sido convocados.

Qual é o contigente da reserva ativa do exército israelense?

O exército de Israel tem cerca de 169,5 mil pessoas na ativa e mais 465 mil reservistas, segundo o professor de relações internacionais da Universidade Federal Fluminense Vitelio Brustolin, em entrevista ao podcast O Assunto (ouça abaixo).

Qual é o limite de idade para quem pode ser convocado?

A lei israelense sobre a reserva ativa estabelece o limite de até 45 anos de idade para a convocação. Acima desta idade, é possível ir ao combate, mas a pessoa é tida como voluntária.

Qual é o salário pago para quem é convocado?

A Embaixada de Israel no Brasil explicou que o salário é pago pela previdência social de acordo com o salário do convocado no local onde trabalha. Há um valor máximo previsto a ser pago, que não foi informado, mas a ideia é que o convocado não comprometa suas condições salariais enquanto estiver servindo o exército.

Israelenses fora de Israel também são obrigados a comparecer, ainda que tenham dupla cidadania?

Para quem fez o treinamento militar obrigatório e passou a morar fora de Israel, existe a possibilidade de pedir o desligamento da reserva ativa, conforme explicou a assessoria de imprensa da Embaixada de Israel no Brasil. Neste caso, saindo da reserva ativa, o cidadão israelense não é convocado. A embaixada explicou que as pessoas que estavam no Brasil, por exemplo, e foram convocadas eram israelenses que concluíram o serviço militar obrigatório há pouco tempo e se mantinham na reserva ativa.

Pessoas casadas e com emprego fixo em outros países podem ser convocadas?

Sim, se ainda fizerem parte da reserva ativa do exército. Como foi explicado na resposta anterior, para quem vive no exterior, existe a possibilidade de se desligar da reserva ativa.

É possível voluntariar-se para atuar com o exército de Israel?

Somente pode atuar com o exército israelense quem fez o treinamento obrigatório no país e permanece na reserva ativa.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2