TV NEWS

Comerciantes relatam susto e insegurança após temporal em Sorocaba: 'PrejuĂ­zo de não sei quanto'

.

Por Redação em 04/11/2023 às 12:30:30
Chuva veio acompanhada de ciclone extratropical registrado no litoral do Rio Grande do Sul. Ventos gerados por ele alcançaram a região sudeste do país. Temporal causa transtornos e quedas de energia na região de Sorocaba

Arquivo pessoal

Boa parte do estado de São Paulo sofreu com o temporal de sexta-feira (3), que provocou destruição em diversas cidades da região de Sorocaba (SP).

A chuva foi causada por uma frente fria que avançou do sul do país e veio acompanhada de um ciclone extratropical, registrado no litoral do Rio Grande do Sul. Os ventos gerados por ele alcançaram a região sudeste e, em algumas cidades, passaram dos 100 km/h.

Sorocaba foi uma delas. Segundo a Defesa Civil, o vento atingiu 105 km/h na cidade. Na manhã deste sábado (4), equipes foram para as ruas para ações de limpeza e cálculo do prejuízo, já que foram registradas muitas árvores caídas, falta de energia elétrica e comprometimento no abastecimento de água.

Na região central de Sorocaba, o telhado de uma loja foi arrancado com a força do vento e atingiu casas e um hotel ao lado. Os destroços ficaram espalhados pela rua e interditaram o trecho. Além disso, fios de energia foram rompidos e a região ficou sem energia elétrica por mais de cinco horas.

"Subiu tudo aqui. Nós escutamos um barulho enorme no hotel, mas foi mais o susto mesmo. Graças a Deus, não machucou ninguém. Caiu em cima do telhado do hotel, mas foram só os danos materiais e o susto mesmo", relembra o gerente do hotel, Daniel Costa.

Depois do vendaval, o que se viu pela cidade foram fios arrebentados. Além do susto, o temporal deixou muitos prejuízos, principalmente aos comerciantes. À TV TEM, Andréia Galvão relatou o medo de perder todos os produtos que ficam no freezer do seu estabelecimento comercial por conta da falta de energia.

"Tem muita coisa armazenada: sorvetes, carnes, peixes, frutos do mar. Agora a nossa preocupação é essa, por conta da falta de energia", relatou.

O restaurante dela fica em um shopping da Avenida São Paulo, que teve os vidros quebrados por conta do vento. A estrutura metálica da fachada ficou retorcida.

"Vocês estão vendo tudo quebrado. Não tem como a gente receber os clientes, não temos previsão de retorno da luz [...] ficamos no prejuízo não sei de quanto. A gente não sabe dizer, porque recebemos mercadoria hoje, carne, sobremesas, as partes de frios... E os freezers e geladeiras estão todos desligados", lamenta a comerciante Marta Paraná.

Temporal causou transtornos e queda de energia na região de Sorocaba

Arquivo pessoal

Na Avenida Dom Aguirre, logo na saída da Castelinho, um outdoor caiu. Do outro lado, no sentido Parque das Águas, a ventania derrubou duas árvores sobre a ciclovia.

Na Rua Ana Monteiro de Carvalho, no bairro Santa Rosália, os pinheiros não resistiram à força do vento. Em frente ao local, uma árvore caiu junto com a fiação da rede de energia, o que assustou o aposentado Jesus Batista. Segundo ele, o corte da árvore que caiu já havia sido solicitado para a prefeitura.

"Escutei um estrondo. Acho que aquele transformador acabou estourando. Quando fui ver aqui na frente, pensei: 'cadê a árvore?' Não estava lá. Falei: 'meu Deus do céu, caiu a árvore!'. Minha preocupação era se tivesse alguém com o carro, porque sempre tem algumas pessoas que deixam aqui. Mas graças a Deus não tinha ninguém", disse.

A queda de uma árvore na Rua Padre Madureira causou lentidão no trânsito. Alguns motoristas tiveram de fazer manobras para desviar.

Falta de água e energia

A Prefeitura de Sorocaba informou à TV TEM que houve uma queda na rede de energia que abastece o bairro onde fica a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado e que, por isso, o abastecimento de água ficou comprometido.

A CPFL faz um trabalho de urgência para normalizar a situação. Além disso, a prefeitura também informou que tem feito uma força-tarefa para abastecer caminhões-pipa que serão colocados à disposição de hospitais caso tenha necessidade, além de abastecer outros serviços considerados essenciais e prioritários.

Com relação à energia elétrica, a CPFL informou que trabalha para restabelecê-la o quanto antes e que, a partir disso, o trabalho na ETA Cerrado será normalizado.

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) acompanha o trabalho de limpeza feito na cidade durante este sábado (4) e informou que a prefeitura registrou mais de 300 pontos de quedas de árvores, o que prejudicou a energia nos bairros.

"Muitos danos materiais. Caíram [árvores] em cima de veículos, de residências. Graças a Deus, nenhuma vítima fatal. Todas as nossas equipes foram convocadas desde ontem [sexta-feira], tanto funcionários da prefeitura, da Defesa Civil, da secretaria de obras, como aqueles que prestam serviços para a prefeitura, para que a gente fizesse a remoção dessas árvores", disse.

"O principal objetivo agora é desobstruir as principais vias, fazer com que a CPFL agilize a volta de energia da cidade para que a gente continue uma limpeza geral", completou.

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2