TV NEWS

Mecânico recicla materiais para fazer cadeiras de rodas para cãezinhos

.

Por Redação em 13/11/2023 às 13:01:47
Tonny arrecada dinheiro e fabrica cadeiras de rodas que mudam a vida de bichinhos do país inteiro. Mecânico recicla materiais para fazer cadeiras de rodas para cãezinhos

O projeto social de um motorista de aplicativo ajuda cãezinhos e gatinhos deficientes em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ele arrecada dinheiro e fabrica cadeiras de rodas que mudam a vida de bichinhos do país inteiro.

O pastor alemão Lyon perdeu o movimento das patas por causa de uma artrose no quadril, mas com a cadeira de rodas teve a oportunidade de voltar a andar.

"A gente começou a tentar a questão da cadeirinha, mas é muito caro, e aí eu cheguei aqui até o Tonny. Eu não tenho palavras para agradecer ao Tonny por esse momento", diz a professora de educação física, Fernanda Menchini.

Outros cães que foram presenteados com o suporte foram o Rogério e o Pretinho, A vida deles mudou completamente.

Cachorrinho ganha cadeira de rodas para voltar a deslocar

Reprodução/TV Globo

A felicidade do Tonny é ver que os doguinhos hoje correm de um lado para o outro.

A oficina do Tonny, onde ele monta as cadeiras de rodas, fica em Duque de Caxias. Ele usa vários materiais, como peças retiradas de bicicletas infantis, barras de ferro, pedaços de cano e mochila de rodinha.

Oficina onde Tonny guarda o material que usa para fazer as cadeiras de rodas

Reprodução/TV Globo

O motorista de aplicativo e mecânico Tonny Dhautima explica que tudo vira matéria-prima na fábrica. Até as latinhas têm utilidade.

Aos poucos, a cadeirinha vai ganhando forma na bancada e sai da oficina pronta para mudar a vida dos animais.

"A gente até aceita doações, né? Eu compro ferro velho, eu fico visitando ferro velho e procurando as bicicletas, tem que ser de bicicleta infantis como aquelas ali. Essas mochilas eu acho na rua. Eu tô dirigindo meu carro de aplicativo, quando eu vejo uma mochila jogada fora ou no lixo, eu desembarco o passageiro no aplicativo, volto, pego a mochila, boto num saco plástico, boto dentro do carro e trago aqui, porque elas são transformadas numa coleira peitoral para um cachorro", explica.

Tonny Dhautima recicla materiais para fazer cadeiras de rodas para cãezinhos e gatinhos

Reprodução/TV Globo

É tanto amor pelo que faz que Tonny ganhou o apelido de "doutor cadeira de rodas". Técnico em mecânica, ele fez a primeira cadeirinha pet há 20 anos. Ao ver a reação do animal, não conseguiu mais parar.

"Tem vez que eu abro meu WhatsApp de internet, tem 750 mensagens. e eu não consigo responder tudo. É o Brasil inteiro pedindo cadeira de rodas. E eu nunca digo não. Tem mais de 50 pedidos de cadeira de rodas pra cachorro e gato, e tô fazendo uma de um patinho também", conta.

Tonny também roda como motorista de aplicativo. E é no carro que ele arrecada parte do dinheiro usado na fabricação. Uma faixa atrás do banco do motorista explica como o passageiro pode ajudar.

"A gente tem que ter sentimento de empatia, sempre. Os cadeirantes necessitam de atenção, seja ele animal, seja ele cãozinho, seja ele gatinho, seja ele pessoa, necessita de atenção. A gente vem nesse mundo não para ser servido e sim para servir."

Lyon ganhou uma cadeirinha de rodas

Reprodução/TV Globo
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2