TV NEWS

UniBrasil difunde produção cultural por meio da Revista Expressão

.

Por Redação em 16/11/2023 às 16:09:40
A Revista Expressão é uma publicação multidisciplinar, com periodicidade anual, e tem como principal finalidade estimular e promover a discussão.

Divulgação

Existem dois tipos de publicações ligadas às instituições de ensino superior: Revistas de Programas de Pós Graduação, associadas a cursos de mestrado ou doutorado com boas avaliações, que estão entre as mais respeitadas no país, porém não são as únicas existentes, existem também aquelas ligadas à Extensão.

O UniBrasil possui uma Revista Científica associada a seus cursos de Mestrado e Doutorado, Revista Direitos Fundamentais e Democracia, com avaliação QUALIS A1, a máxima do país, e também a Revista Expressão, voltada à extensão, QUALIS B3, que é multicultural e multidisciplinar, não estando, portanto, associada a nenhum curso de pós-graduação, stricto ou lato sensu.

Trata-se de uma publicação associada às atividades extensionistas desta instituição, pois a extensão, ao lado do ensino e da pesquisa, enquanto função universitária formalmente reconhecida, surgiu apenas no final do século XIX; entretanto a publicação advinda da extensão vinculada a periódicos acadêmicos é bem mais recente.

Nos Estados Unidos, o periódico multidisciplinar mais antigo, especializado em divulgação da extensão universitária, é o Journal of Extension, iniciado em 1963. No Brasil, as revistas mais antigas dedicadas à extensão universitária em um conceito mais amplo (multidisciplinares), e ainda em atividade, são a revista Participação (1997, UNB) e a revista Em Extensão (1998, UFU) tendo muitas sido descontinuadas em dezenas de instituições, públicas ou privadas, ao longo dos anos.

Muitas destas descontinuidades devem-se certamente à pouca compreensão das diferenças destas com as científicas, porém, por representarem o contato da instituição de ensino superior com a comunidade em que se insere, certamente estão entre as mais necessárias para prover ao estudante contato com o mundo do trabalho.

Seus artigos teóricos e de opinião descrevem ideias, propostas e conceitos sobre extensão universitária de uma forma ampla. Não se vinculam especificamente a projetos, programas ou resultados específicos da atividades de extensão; mas podem ser igualmente apresentados como relatos de experiência, descrevendo ações de extensão e seus resultados, de forma crítica e reflexiva, eventualmente apresentando dados quantitativos relacionados à execução destas ações, que inspiram novas propostas, chamando a atenção para entraves, desafios e oportunidades destas intervenções.

Criada em 2012, a revista Expressão é uma publicação multidisciplinar, com periodicidade anual, e tem como principal finalidade estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões sobre atividades acadêmicas do UniBrasil, assim como pontos de vista de pessoas representativas da comunidade sobre questões atinentes à área.

Seu público-alvo é a comunidade acadêmica, professores, educadores e estudantes, assim como pessoas interessadas em arte, cultura, responsabilidade social e questões de gênero.

As revistas universitárias com características de periódicos culturais são aquelas que promovem e propiciam a difusão do conhecimento informal, além de serem uma grande ferramenta na quebra de preconceitos, pois caminham de forma harmônica com a ciência, estimulando e democratizando o acesso ao ensino.

Educação e cultura são co-dependentes, inspiram-se entre si e funcionam como suas difusoras; revistas universitárias têm a importante missão de fomentar assuntos de relevância social e difundir conhecimento informacional, através de uma linguagem mais acessível.

Facilitar o acesso ao conhecimento produzido de uma maneira mais uniformizada e democrática é fundamental, e estas revistas trazem a comunidade para dentro da sua escrita com todas as suas nuances; precisam também boas avaliação pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, pois fazem uma ponte entre a sociedade em geral e a vida acadêmica.

Espaços universitários são para toda a população a garantia de que haja mecanismos que evidenciem as suas falas e vivências, na busca da democratização da informação e quebra de paradigmas e preconceitos.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2