TV NEWS

Saiba quais são as 10 ocupações que mais contrataram e as 10 que mais fecharam vagas de trabalho na RMC

.

Por Redação em 30/11/2023 às 07:25:30
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Vagas em setores de produção, principalmente vinculadas ao setor de serviço, foram as que mais admitiram trabalhadores na região de Campinas em outubro, segundo o Caged. Alimentador de linha de produção

Divulgação

Embaladores e alimentadores de linhas de produção, vendedores, trabalhadores nos serviços de informação. Essas ocupações estão entre as que mais abriram vagas de trabalho na Região Metropolitana de Campinas (RMC) em outubro, de acordo com o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged).

Números positivos impulsionados pelas demandas de fim de ano, como vendas na Black Friday e Natal - e que impactam nas ocupações que mais demandaram trabalhadores.

Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp

Mas e as que mais demitiram? Segundo o balanço, em outubro foram fechadas 123 vagas apenas de gerentes de produção e operações - veja abaixo a lista com as 10 que mais admitiram e as 10 que mais tiveram trabalhadores desligados no período.

10+ caged

Análise

A RMC teve saldo positivo de 5.957 postos de trabalho no mês, sendo que o setor de serviços foi o que registrou foi responsável por 3.021 vagas. Veja o saldo por setor:

Agropecuária: 577

Comércio: 1.476

Construção: 387

Indústria: 496

Serviços: 3.021

Os números positivos de outubro, de acordo com uma economistra ouvida pelo g1, precisam ser "analisados com atenção".

Fim de ano ajuda região de Campinas a criar 5,9 mil vagas de trabalho, mas dado 'pede atenção'

De acordo com a professora Eliane Navarro Rosandiski, do Observatório PUC-Campinas, apesar do crescimento, os dados mostram que o perfil do emprego na RMC tem consolidado uma estratégia que privilegia a redução de custos e afeta o consumo sustentado.

Isso ocorre pelo aumento de atividades terceirizadas, que reflete um perfil de remuneração menor se as vagas fossem geradas diretamente pelo segmento que as demandam, e pela parcela de contratos flexíveis (24,2%), praticamente um quarto do saldo do mês (1.445 das 5.957 vagas).

"Evidentemente reflete um crescimento, mas em termos de qualidade, temos de ficar atentos. Esse menor padrão de remuneração, os contratos flexíveis, eles não trazem estabilidade aos orçamentos das famílias, o que impede o aumento no consumo. E esse fato faz com o trabalhador não execute as compras que precisa, frustando o próprio setor que está se organizando para o Natal, por exemplo", explica Eliane.

A economista destaca que a maior parcela das vagas geradas ainda são de ocupações que exigem menor qualificação, que refletem um padrão de remuneração baixo, privilegiando trabalhadores mais jovens (entre 18 e 29 anos) e com ensino médio completo.

A professora e economista Eliane Navarro Rosandiski

Vaner Santos/EPTV

Terceirizações

A economista da PUC destaca que os dados refletem o crescimento sazonal, principalmente com a consolidação das vendas da Black Friday, que demandam uma preparação do setor já em outubro.

No caso da indústria, um dos pontos de atenção mencionados pela professora pode ser observado na ocupação que mais gerou saldo positivo, que foi a de "embaladores e alimentadores de produção", com saldo de 1.180 vagas - do total, 460 estão vinculadas ao setor de serviços, ou seja, atendendo a demandas da indústria e de outros setores produtivos com as terceirizações.

E para exemplificar a questão da consolidação de um novo perfil de emprego, a comparação com os dados de outubro de 2022 externam a redução nas vagas geradas pela indústria (queda de 41,1%), e o crescimento em serviços (alta de 152,5%).

Cidades da RMC

Das 20 cidades que formam a RMC, apenas Engenheiro Coelho (SP) perdeu vagas em outubro, com saldo negativo de 12 postos de trabalho - foram contabilizadas mais demissões do que contratações no mês de outubro.

Saldo de vagas por cidade da RMC - outubro/23:

Americana: 83

Artur Nogueira: 53

Campinas: 2.382

Cosmópolis: 49

Engenheiro Coelho: -12

Holambra: 675

Hortolândia: 291

Indaiatuba: 168

Itatiba: 111

Jaguariúna: 718

Monte Mor: 4

Morungaba: 2

Nova Odessa: 7

Paulínia: 542

Pedreira: 59

Santa Bárbara d'Oeste: 201

Santo Antônio de Posse: 73

Sumaré: 343

Valinhos: 123

Vinhedo: 85

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2