Primeiro a voltar na pandemia, Rodeio de Jaguari├║na come├ža com aglomera├ž├úo, p├║blico sem m├íscara e prova cancelada pela chuva

Por Redação em 27/11/2021 às 01:52:46
Exigência do passaporte da vacina foi cumprida e frequentadores usavam proteção na entrada, mas cuidados foram deixados de lado ao longo da festança. Montaria em cavalos não ocorreu. Público se aglomera sem máscara no Rodeio de Jaguariúna

Júlio César Costa

A 32┬¬ edição do Jaguariúna Rodeo Festival, primeira festa do peão a voltar no Brasil durante a pandemia, começou nesta sexta-feira (26) com sucesso no cumprimento dos protocolos sanitários estipulados pelo governo estadual, como uso de máscara e comprovante de esquema vacinal completo. Ao menos no início. Próximo ao horário dos shows, o público tomou conta de todos os espaços da Red Eventos com aglomeração. A maioria, usando o argumento de que comia e bebia, não usava máscara.

Máscara obrigatória, sem distanciamento e vacinação exigida: os protocolos contra Covid

Antes deste cenário, a entrada aconteceu de forma tranquila, apesar da demanda contínua do público. É que, neste momento, além do traje típico, os frequentadores estavam com o passaporte da vacina em mãos e ainda usavam a proteção facial. Agentes da Vigil├óncia Sanitária atuaram dentro do recinto enquanto eram vistos "por olhos" para alguns.

Público até chegou ao Rodeio de Jaguariúna usando máscara, mas depois...

Júlio César Costa

“Nem todo mundo tem consciência de que é necessário se proteger e proteger os outros. Vi a Vigil├óncia na praça de alimentação chamando atenção de quem estava esperando o alimento. Acho importante que tenha esse trabalho. É bom para todos nós”, disse a consultora de vendas Hosana Benetti, de 34 anos.

A consultora de vendas Hosana Benetti sobre uso de máscara no rodeio: 'Bom para todos nós'

Júlio César Costa

Com a presença do Batalhão da Polícia de Choque, das polícias militar e civil, além de centenas de seguranças privados, não houve registro de confusão gerado pela exigência do passaporte da vacina na entrada do Rodeio de Jaguariúna.

Equipe responsável pelos cuidados com a arena abandona uso de máscara durante trabalho no local

Júlio César Costa

Prova cancelada pela chuva

A chuva que caiu no recinto até 19h, uma hora antes da abertura dos portões do complexo da Red Eventos, atrapalhou os planos das provas e adiou a abertura oficial do Jaguariúna Rodeo Festival 2021 em uma hora e meia.

O hino nacional soou às 22h, duas horas após o início da entrada do público. Isso porque a pista estava muito molhada, com poças em vários pontos. Sem garantia de segurança aos atletas e aos animais da montaria em cavalos, a competição foi cancelada. A prova dos Três Tambores aconteceu normalmente, depois da organização reparar a pista com areia.

Areia grossa foi usada para reparar pista para a prova dos Três Tambores

Júlio César Costa

Os veterinários do evento explicaram que a prova feminina - a única para mulheres no Rodeio de Jaguariúna - foi viável porque as amazonas conseguem controlar os animais com as rédeas, além dos tambores terem sido colocados de modo a sanar a umidade que poderia provocar escorregões e quedas.

No caso da montaria, o animal pula enquanto o peão busca equilibra-se sobre ele sem cabresto. “A pista não estava dando as condições mínimas de segurança para os animais e os cavaleiros, por isso, foi cancelada e retoma amanhã”, afirmou a veterinária Nathalia Nayume.

“É um grande risco para todos. No caso dos Três Tambores, foi possível ser realizada porque há como elas [amazonas] controlarem os cavalos”, completou o veterinário Giovani Dalbo.

As competidoras da categoria adulta da prova dos Três Tambores

Júlio César Costa

LEIA MAIS:

Máscara obrigatória, sem distanciamento e vacinação exigida: os protocolos contra Covid

Carro, ônibus, avião: veja um guia de como chegar

Segurança: saiba como será o esquema

SERVIÇO: programação completa e como comprar ingressos

Confira tudo sobre o evento na página especial do g1

PLAYLIST: tudo sobre Campinas e Região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Comunicar erro

Comentários