TV NEWS

PiraĂ­ do Sul preserva pinturas rupestres, trilhas e santuĂĄrio em formato de coroa

.

Por Redação em 14/01/2024 às 06:05:52
Localizada nos Campos Gerais do Paraná, cidade tem também bebida típica chamada Cabriúva. Veja receita. Conheça Piraí do Sul (PR)

A cidade de Piraí do Sul, nos Campos Gerais do Paraná, se destaca pela variedade de opções de lazer. Com alternativas para turismo religioso, trilhas, passeios históricos e gastronômicos, a cidade agrada diversos perfis de viajantes.

A partir de agora, o g1 elenca informações importantes para quem pretende conhecer a cidade.

Infraestrutura em Piraí do Sul

Passeio a pinturas rupestres

Santuário em formato de coroa

Trilhas gratuitas na Floresta Nacional de Piraí do Sul

Dicas de passeios na natureza

Receita de cabriúva, bebida típica da cidade

O que você precisa saber antes de visitar Piraí do Sul

Arte/RPC

1.Infraestrutura

Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, no Paraná

Santuário Nossa Senhora das Brotas

Localizada a 188 quilômetros de Curitiba e 74 quilômetros de Ponta Grossa, o acesso a Piraí do Sul pode ser feito pelas rodovias PR-151 e PR-090. Para chegar até lá, é possível ir com veículos de passeio ou ônibus de viagem.

Na cidade, há hotéis, pousadas, campings e Airbnbs.

A cidade conta com uma agência de turismo registrada no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, a "Piraí na Rota".

Os passeios ofertados são guiados pelo condutor de turismo Chrystian Moreira.

Entre os roteiros prontos disponíveis por Chrystian está a trilha que leva a Cachoeira da Paulina, uma rota de cachoeiras e uma trilhas de pinturas rupestres e de imersão na Fenda da Janela.

Há também a opção de trilhas gratuitas na Floresta Nacional de Piraí do Sul. Veja mais sobre os passeios a seguir.

2.Pinturas rupestres

Pinturas rupestres em Piraí do Sul, no Paraná

Arquivo Pessoal/Chrystian Moreira

Piraí do Sul abriga mais de 30 sítios arqueológicos com registros de pinturas rupestres. Algumas datam mais de 4 mil anos de idade.

O condutor de turismo Chrystian Moreira oferece um roteiro com uma trilha, de nível fácil, que passa por três desses sítios arqueológicos.

O passeio envolve também uma imersão na Fenda da Janela, que possui um grau de dificuldade um pouco maior, uma vez que se passa por pedras e lugares apertados.

A trilha tem cerca de 2 quilômetros. Há uma taxa de entrada de R$ 20, mais a diária do guia. O valor inclui seguro aventura, equipamentos de proteção individual (EPI's), capacete, perneira e lanterna.

LEIA MAIS: Pinturas rupestres de cerca de 4 mil anos com representação inédita de araucárias são descobertas no Paraná

Interessados em fazer os passeios podem acionar Chrystian por meio do WhatsApp (42) 99915-4107.

3.Turismo religioso

Santuário Nossa Senhora das Brotas tem formato de coroa em homenagem a Nossa Senhora

Rota do Rosário

Piraí do Sul integra um dos principais circuitos de turismo religioso do Paraná - a "Rota do Rosário", formada por 17 municípios e atrativos entre catedrais, museus e santuários.

Entre os atrativos estão o Santuário Nossa Senhora das Brotas que fica em Piraí do Sul.

Instalado dentro de um bosque, a construção que abriga a capela, inaugurada em 1985, tem linhas em formato de coroa, como forma de homenagem a rainha Nossa Senhora das Brotas.

A história do local inicia em 1808. De acordo com o santuário, o Frei Antônio de Santana Galvão – primeiro santo brasileiro –, ao passar por Piraí do Sul, pernoitou na casa da viúva Ana Rosa da Conceição de Paula e, como forma de agradecimento, deixou uma estampa em papel com uma representação de Nossa Senhora das Barracas.

Estampa de Nossa Senhora das Brotas, dada por São Frei Galvão

Prefeitura de Piraí do Sul

Anos depois, a mulher se casou novamente e, na mudança, perdeu o quadro. Na época, segundo o relato, houve uma queimada na região e a Efígie foi encontrada intacta em meio a brotos de uma nova vegetação que nascia.

Apesar de a moldura estar totalmente destruída pelo fogo, a representação estava preservada. Após o considerado milagre, Ana Rosa guardou a estampa como uma relíquia.

O culto familiar a imagem passou a público e os devotos passaram a chamá-la de Nossa Senhora das Brotas.

Santuário tem formato de coroa, porém a arquitetura dele variou ao longo dos anos

Gabriel Trinetto/Artes/RPC

Conforme o santuário, os tropeiros foram alguns dos primeiros devotos da santa. O grupo fazia o pernoite das viagens próximo à capela, onde oravam e pediam proteção aos rebanhos.

No dia 27 de dezembro comemora-se a Festa de Nossa Senhora das Brotas. Além disso, a igreja possui uma programação religiosa permanente e tem visitas guiadas para os atrativos dentro do bosque onde fica localizada.

Entre eles a Capela da Sagrada Família, Caminho das Dores e Alegrias de Maria, Memorial de Sant'Ana e São Joaquim, Caminho das Padroeiras.

Dentro do bosque onde fica o santuário há diversas capelas

Santuário Nossa Senhora das Brotas

Veja a programação permanente do Santuário:

Missa com Novena: Domingos às 16h e todo dia 27 do mês às 19h.

Missa: Toda segunda-feira, às 19h.

Novena: Toda quarta-feira e todo dia 27, às 7h.

Reza do Santo Terço no Caminho João Paulo II: Todo dia 27 do mês, às 7h30, 15h, 18h15 e 20h (com velas).

Adoração ao Santíssimo Sacramento: Quintas-feiras, às 17h.

Confissões e Direção Espiritual: Todo dia 27 e toda segunda-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 18h.

4.Trilhas na Floresta Nacional de Piraí do Sul

Floresta Nacional de Piraí do Sul tem trilhas gratuitas

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Piraí do Sul é cercada pela Mata de Araucária e tem diversas opções de passeios pela natureza ou de turismo de aventura.

Há no município a Floresta Nacional de Piraí do Sul, unidade de conservação brasileira controlada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Na floresta, é possível fazer trilhas autoguiadas, em níveis diferentes de dificuldade, que contam com sinalização.

As trilhas são abertas todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados. O acesso é totalmente gratuito e é preciso assinar um termo de responsabilidade.

Trilha da FLORESTA: 450 m – esforço mínimo. Percurso tranquilo em solo pouco irregular passando por amostragem das principais espécies arbóreas da Flona.

Trilha dos SOLOS: 820 m – esforço mínimo. Trilha guiada, que evidencia as características da geodiversidade local, especialmente os aspectos geomorfológicos, pedológicos e hidrológicos.

Trilha da ZONA PRIMITIVA: 2500 m – esforço moderado. Percurso em mata fechada e terreno pouco irregular, passando pela zona de mata primitiva da floresta e nascentes.

Trilha da NASCENTE: 2600 m – esforço moderado. Percurso em mata fechada e terreno escorregadio, passando por nascentes de água que abastecem a Flona e o entorno.

Trilha do MORRO: 1400 m – esforço de moderado a severo. Percurso íngreme até o alto do morro com vista privilegiada da região da Flona e da Serra das Pedras. Exige boas condições físicas.

Trilhas da Floresta Nacional de Piraí do Sul

ICMBio

A Floresta Nacional de Piraí do Sul abriga diversos animais silvestres, dentre eles mamíferos que estão na lista da fauna brasileira ameaçados de extinção, mais de uma centena de aves e outras espécies.

Além disso, possui nascentes de águas protegidas por mata nativa que abastecem gratuitamente as famílias do entorno.

Na Floresta Nacional de Piraí do Sul não são permitidos animais domésticos, nem a utilização de caixas ou aparelhos de som.

Agendamentos podem ser feitos pelo e-mail [email protected] e informações podem ser acompanhadas nas redes sociais da Floresta.

5.Outros passeios na natureza

Atrativos naturais de Piraí do Sul

Arquivo Pessoal/Chrystian Moreira

Além disso, o condutor de turismo Chrystian Moreira oferece passeios na natureza em propriedades privadas.

O primeiro deles é a Rota das Cachoeiras, composto por quatro cachoeiras com formações rochosas localizadas dentro de áreas de reflorestamento de pinus.

Segundo o guia, elas são de fácil acesso, praticamente sem trilhas. Não há taxa de entrada para estes locais, porém, Moreira cobra a diária de serviço.

Cachoeiras são opções de passeio em Piraí do Sul

Arquivo Pessoal/Chrystian Moreira

Outro passeio oferecido pelo profissional é na Cachoeira da Paulina. Neste há uma taxa de visitação de R$ 60 por pessoa, mais a diária do guia. Crianças a partir de 8 anos podem fazer o passeio.

Interessados em fazer os passeios podem acionar Chrystian por meio do WhatsApp (42) 99915-4107.

A Piraí na Rota oferece também seguro aventura e Equipamentos de Proteção Individual (EPI's).

6.Cabriúva

Cabriúva, bebida típica de Piraí do Sul

Danilo Kyoshi Kamitakahra/Divulgação/Associação dos Municípios dos Campos Gerais

Piraí tem uma bebida típica chamada de Cabriúva.

Segundo a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), o refresco faz parte da tradição do município desde 1960, quando a receita foi difundida por uma moradora da cidade, Roberta Xavier de Oliveira.

O nome Cabriúva foi dado devido a coloração avermelhada da bebida, que se assemelha a um chá feito por indígenas a partir da madeira Cabreúva, usado para fins medicinais.

A bebida é composta basicamente de vinho tinto seco aquecido, acrescido de gemada. Confira a receita de Cabriúva:

Ingredientes

1 litro de água

2 xícaras de açúcar

1 e 1/2 pacote de canela em rama

1/2 pacote de cravo

1 litro de vinho tinto seco

3 ovos

12 colheres de açúcar refinado

Modo de preparo

Bata as claras em neve e adicione oito colheres de açúcar. Em outro recipiente bata as gemas com as seis colheres de açúcar restantes e misture com as claras delicadamente. Reserve.

Em seguida, faça uma calda com a água, a canela, o cravo, e as duas xícaras de açúcar. Deixe ferver. Desligue o fogo e acrescente o vinho, ligue o fogo novamente e aqueça sem deixar ferver.

Sirva a bebida em um copo, coloque duas colheres da gemada e mexa bem.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias no g1 Paraná.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2