TV NEWS

Campinas tem alta de 17% nas denĂșncias contra locais que vendem alimentos; veja top 5

.

Por Redação em 25/01/2024 às 19:34:01
Falta de higiene e alimentos estragados lideram relação de 911 reclamações recebidas pela Vigilância Sanitária em 2023. Vigilância Sanitária de Campinas (SP) registrou aumento de 17% nas denúncias contra estabelecimentos que vendem alimentos em 2023

Toni Mendes/EPTV

A Vigilância Sanitária de Campinas recebeu 911 denúncias de irregularidas contra estabelecimentos que vendem alimentos, como bares, restaurantes, lanchonetes, açougues ou supermercados. O número de 2023 representa aumento de 17% em relação ao ano anterior (778).

Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp

Ao todo, 37 estabelecimentos que vendem comidas foram interditados em 2023, a maioria por reincidência.

Falta de higiene e alimentos estragados lideram a relação das queixas. Juntas, as duas reclamações representam 70% do total de denúncias.

A lista com as cinco principais ocorrências inclui ainda a falta de boas práticas na manipulação de alimentos, venda de produtos irregulares e alimentos vencidos.

Os dados foram obtidos pela EPTV via Lei de Acesso à Informação (LAI). Veja o gráfico abaixo:

Nos flagrantes realizados pela Vigilância Sanitária estão a presença de insetos em áreas de armazenamento ou preparo de alimentos, como baratas em refrigerador ou no visor da balança.

Entre as ocorrências registradas em 2023, uma fiscalização do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) apreendeu, em fevereiro, 10 toneladas de carne em um açougue na região central de Campinas - os produtos estavam em más condições de manipulação e armazenamento.

VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2