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PENSE POSITIVO

Por Nardel Azuoz em 02/02/2024 às 17:11:18
Foto: Reprodução/SPJ

Foto: Reprodução/SPJ

Vá em frente, tente convencer a si mesmo, pois o pessimismo pode ser ruim para sua saúde. Os otimistas têm menor risco de sofrer doenças cardíacas, se recuperam melhor de procedimentos médicos, como cirurgias de ponte de safena, têm sistemas imunológicos mais saudáveis e vivem mais, tanto em geral quanto quando sofrem de doenças como câncer, doenças cardíacas e insuficiência renal (Annals of Behavioral Medicine, vol. 39, p. 4).

É bem aceito que os pensamentos negativos e a ansiedade podem nos fazer mal. O estresse - a crença de que estamos em risco - aciona rotas fisiológicas tais como a resposta "lutar ou fugir", mediada pelo sistema nervoso simpático. Isto pode nos ter protegido dos perigos no período pré-civilização, mas se ficar ligado a longo prazo, aumenta o risco de doenças como diabetes e demência. O que os pesquisadores estão percebendo agora é que as crenças positivas não funcionam apenas subjugando o estresse. Elas também atuam de forma ativa, com um efeito positivo - sentir-se seguro e protegido, ou acreditar que as coisas vão correr bem, parece ajudar o corpo a manter-se e reparar-se.

Uma análise recente de vários estudos concluiu que os benefícios à saúde do pensamento positivo acontecem independentemente dos danos causados por estados negativos, como pessimismo ou estresse, e são mais ou menos comparáveis em magnitude (Psychosomatic Medicine, vol. 70, p. 741). O otimismo parece reduzir a inflamação induzida pelo estresse e os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol. Ser otimista também pode reduzir a susceptibilidade a doenças amortecendo a atividade do sistema nervoso simpático e estimulando o sistema nervoso parassimpático - este último governa a resposta chamada "descansar e digerir", o oposto de "lutar ou fugir".

Pratique a gratidão: Reconheça e aprecie as coisas boas em sua vida. Manter um diário de gratidão pode ajudar a focar nas bênçãos cotidianas.

Desafie pensamentos negativos: Quando pensamentos negativos surgirem, questione-os e busque evidências que os contradigam. Reframe-os em termos mais positivos e realistas.

Cerque-se de influências positivas: Passe tempo com pessoas que têm uma mentalidade otimista e encorajadora. Compartilhar experiências e histórias positivas pode aumentar sua própria positividade.

Visualize o sucesso: Imagine-se alcançando seus objetivos e vivendo a vida que deseja. A visualização positiva pode ajudar a alimentar a motivação e a determinação.

Pratique a autocompaixão: Seja gentil consigo mesmo em momentos de dificuldade. Reconheça que é humano ter pensamentos negativos, mas lembre-se de que você tem o poder de mudar sua perspectiva.

Encontre o lado bom das situações: Mesmo em circunstâncias desafiadoras, procure por lições aprendidas e oportunidades de crescimento.

Mantenha uma atitude de abertura e flexibilidade: Esteja disposto a se adaptar às mudanças e encontrar soluções criativas para os problemas.

Lembrando sempre que pensar positivo não significa ignorar os desafios da vida, mas sim enfrentá-los com uma mentalidade construtiva e esperançosa.

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