TV NEWS

Grupo de orcas Ă© flagrado no litoral norte do RJ; veja vĂ­deo

.

Por Redação em 13/02/2024 às 14:01:51
Pelo menos seis indivíduos se aproximaram da costa de Saquarema e foram vistos da praia de Jaconé e da Barra Nova. Animais são monitorados por pesquisadores brasileiros há cinco anos. Grupo de orcas é flagrado no litoral norte do RJ; veja vídeo cedido pela RR Drones

Um grupo de orcas (Orcinus orca) foi flagrado no litoral de Saquarema, no Rio de Janeiro, no último domingo (11). Ao menos seis animais, incluindo um filhote, aparecem nadando das imagens de drone capturadas pelo funcionário público Rafael Rodrigues da Silva, que também trabalha com filmagens aéreas na região.

"Estava passando de moto pela Praia de Jaconé, quando minha esposa e eu observamos um grupo de pessoas olhando e filmando orcas que passavam bem próximas a orla. Rapidamente fomos em casa buscar o drone para tentar registrar esse momento mágico", conta.

Ao retornar, Rafael precisou seguir de moto até a próxima praia, Barra Nova, para conseguir alcançá-las, ligar o drone e captar as imagens. "Foi uma sensação indescritível, única", relembra.

Nem baleia, nem agressiva: conheça a orca, mamífero marinho inteligente e sociável

VÍDEO: Nove orcas são filmadas caçando nas águas de Ilhabela (SP) em momento raro

Imagens áreas mostram grupo de orcas na praia de Barra Nova, em Saquarema (RJ).

Rafael Rodrigues da Silva/@rrdrone_

O grupo de orcas avistado é acompanhado há mais de cinco anos por pesquisadores brasileiros, de acordo com Júlio Cardoso, fundador do projeto 'Baleias à Vista', que também já filmou as orcas na região de Ilha Bela (SP).

No total, 47 orcas que frequentam o litoral do Brasil, principalmente no Sudeste, já foram identificadas, inclusive uma delas, um macho jovem batizado como Akanni, aparece nas imagens de Rafael.

Grupo de orcas avistado em Arraial do Cabo, no RJ, em 2021

Marcelo Gah/Drone Adventures Brazil

No ano passado, um artigo descrevendo mais informações dos indivíduos, com dados sobre ocorrência, movimentos, alimentação e comportamento social foi publicado.

Esses animais têm uma ampla distribuição pelos oceanos do mundo e, apesar de serem mais comuns em águas temperadas e subpolares, também ocorrem por aqui principalmente por condições de ressurgência (afloramento de águas profundas, geralmente frias e ricas em nutrientes) e disponibilidade de presas.

Grupo de oito orcas é avistado em Ilhabela, em 2020.

Divulgação/ Instituto Argonauta

Acredita-se que o grupo flagrado, assim como as outras monitoradas, fiquem sempre por aqui. "Pelos nossos registros, as orcas vivem nesta área do litoral sudeste do Brasil, podem descer um pouco mais ao sul talvez até o Uruguai, mas não mais que isso! Este é o território delas", diz Júlio.

As orcas são predadores cosmopolitas que estão no topo da cadeia alimentar. Na costa do Brasil, estudos apontam que elas se alimentam principalmente de raias.

VÍDEOS: Destaques Terra da Gente

Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2

ComentĂĄrios