TV NEWS

Choquinha-chumbo: uma das aves misteriosas das Florestas Tropicais

.

Por Redação em 14/02/2024 às 10:04:20
Guia de observação flagrou indivíduo por acaso, durante trabalho de campo na Bahia. Habilidade em se camuflar nas folhagens densas faz com que espécie seja mais ouvida do que vista. Choquinha-chumbo é ameaçada de extinção e pode ser encontrada em áreas bem restritas

Jaílson Souza

Imagine ter o privilégio de fotografar uma ave famosa por desafiar até mesmo os observadores de aves mais experientes? Essa oportunidade foi vivida pelo guia de observação Jaílson Souza, na região da Reserva Serra Bonita, na cidade de Camacan, na Bahia. Ele conseguiu belas fotos da choquinha-chumbo (Dysithamnus plumbeus).

"Eu estava num trabalho de campo, junto ao pessoal do Projeto Harpia na busca por alguns ninhos. Eu e meu colega observador Cristiano Voitina acabamos encontrando essa choquinha. Usei o 'playback', ela veio mais perto e consegui essas fotos", conta Jaílson.

Além da choquinha-chumbo, Jaílson Souza já fotografou centenas de espécies, com destaque para o crejoá e o beija flor bandeirinha

Jaílson Souza

Ele atua como guia nesta região há anos. O Terra da Gente já mostrou vários registros feitos por ele nesta mesma área, como o beija-flor bandeirinha (Discosura longicaudus) e o raro crejoá (Cotinga maculata).

Choquinha-chumbo

O registro da choquinha-chumbo feito por Jaílson é uma oportunidade de contemplar a espécie e vê-la em detalhes. Com apenas 13 centímetros de comprimentos, a ave chama a atenção pela uniformidade da plumagem. Macho e fêmea se diferem, mas ambos têm pequenas manchas brancas nas asas. A fêmea é "menos" chumbo, com uma coloração tendendo ao oliváceo.

Fêmea da choquinha-chumbo tem coloração levemente diferente do macho

Jaílson Souza

A espécie pode ser vista em bandos mistos, junto com outras espécies de chocas. Habita bordas de montanhas e é sempre vista aos saltos e pulos. A habilidade em se camuflar nas folhagens densas faz com que ela seja muito mais ouvida do que vista, com seu canto suave e melodioso.

"Endêmica do Brasil, a choquinha-chumbo ocorre no sul da Bahia, Espírito Santo, leste de Minas Gerais e extremo norte do Rio de Janeiro, habitando áreas de florestas mais conservadas. A maior parte de Mata Atlântica em que ocorria, originalmente, foi destruída. Não por acaso, a choquinha-chumbo é considerada ameaçada de extinção", detalha o biólogo do Terra da Gente, Luciano Lima.

Habilidade em se camuflar nas folhagens densas faz com que a choquinha-chumbo seja muito mais ouvida do que vista

Jaílson Souza

Enquanto os observadores seguem admirando esta espécie, os cientistas chamam a atenção para a importância da conservação das áreas onde a choquinha e tantas outras aves podem ser encontradas. O cuidado com o habitat desses indivíduos beneficia não apenas as espécies locais, mas também protege todo o delicado equilíbrio dos ecossistemas tropicais.

VÍDEOS: Destaques Terra da Gente

Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2