TV NEWS

Doação de leite materno ajuda mais de mil bebês prematuros em MT; saiba como doar

.

Por Redação em 18/02/2024 às 09:14:39
Especialistas da área afirmam que o leite materno tem um papel essencial na proteção imunológica contra doenças infecciosas e desenvolvimento afetivo e psicológico do recém-nascido. Doação de leite humano em Mato Grosso

SES-MT

Em 2023, mais de 2 mil mães contribuíram com a doação de leite humano e ajudaram cerca 1.679 bebês prematuros hospitalizados em Mato Grosso, conforme a divulgação feita nesse sábado (17) pela Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, que é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

? Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp

Ao longo do ano passado, a Rede realizou 13.028 atendimentos, individuais e em grupo, fez a coleta de 2.954 litros de leite humano e a doação de 2.128 frascos de vidro com tampa, que foram utilizados para distribuir leite aos recém-nascidos.

O leite materno é a primeira "refeição" humana e é considerado o melhor alimento para os bebês. De acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o leite materno tem um papel essencial na proteção imunológica contra doenças infecciosas e desenvolvimento afetivo e psicológico do recém-nascido.

O superintendente de Atenção à Saúde da SES, Diógenes Marcondes, afirma que a equipe continuará fortalecendo as ações para o ano de 2024.

Região Norte de MT ganha banco de leite materno para atender região

Estoque de leite humano está baixo, diz Secretaria de Saúde

Como posso doar?

Podem doar leite humano as pessoas que estiverem amamentando e produzindo qualquer quantidade de leite para além do que o próprio bebê necessita.

Especialistas da área explicam que a doadora precisa estar saudável, não fazer uso de nenhum medicamento contraindicado para o período de amamentação e continuar amamentando o seu bebê por até dois anos ou mais e de forma exclusiva pelos primeiros seis meses de vida.

Ao atender esses critérios, a pessoa pode se cadastrar em uma das unidades de coleta de leite humano no estado.

Ao todo, existem sete unidades de coleta de leite humano no estado

SES MT

Unidades de coletas disponíveis em MT

Hospital Geral - Cuiabá

Hospital Universitário Júlio Muller - Cuiabá

Hospital e Maternidade Femina - Cuiabá

Hospital Beneficente Santa Helena - Cuiabá

Santa Casa de Misericórdia - Rondonópolis

Hospital Santa Ângela - Tangará da Serra

Hospital São Lucas - Lucas do Rio Verde

Como o leite pode ajudar

De acordo com o nutricionista e integrante da equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, o leite materno proporciona mais qualidade de vida aos bebês recém-nascidos.

Rodrigo afirma que entre os bons resultados está a prevenção de anemias, o fortalecimento do sistema imunológico, a redução da chance de desenvolver obesidade e a contribuição para o desenvolvimento cognitivo.

Frascos de vidro para doação de leite humano

SES-MT

O nutricionista destaca que a campanha Fevereiro Laranja, que visa a conscientização sobre a leucemia infantil, busca incentivar a doação de leite humano e a continuidade da amamentação.

Ele pontua que pesquisas recentes apontam que amamentar o bebê com leite materno por no mínimo seis meses pode reduzir o risco de leucemia infantil.

? Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2