TV NEWS

EmpresĂĄria que descobriu câncer raro no nariz se casou em meio a tratamento: 'não foi como esperava, mas com quem queria'

.

Por Redação em 24/02/2024 às 19:22:23
Ao g1, a empresária Juliana Vilela conta que o casamento 'inesperado' a deu mais forças para continuar firme no tratamento contra o sarcoma. História de luta contra a doença e a rotina da maranhense viralizou nas redes sociais. Juliana Vilela e Caio Vasconcelos se casaram em janeiro de 2024, em São Paulo

Arquivo Pessoal

Desde o diagnóstico do sarcoma no nariz — um tipo raro de câncer —, a empresária Juliana Lima Vilela, de 30 anos, vive uma montanha-russa de emoções. Nos últimos quatro meses, ela precisou conciliar o tratamento contra a doença e os preparativos para um casamento 'inesperado', mas que a deu ainda mais forças para vencer o câncer.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Com Juliana e o marido, Caio Vasconcelos, a frase "na saúde na doença", aconteceu de forma mais real do que imaginavam. A empresária descobriu o câncer no nariz algumas semanas após ter ficado noiva. O amor e a união foram alguns dos combustíveis para que o casal pudesse vencer os obstáculos que viriam após o diagnóstico.

O casal se conheceu quando estudavam em uma mesma escola em São Luís. Até então eles eram amigos, mas o relacionamento só começou quando eles se reencontram em uma festa, em 2020. A partir desse reencontro, começaram a namorar.

SARCOMA: entenda o tipo de câncer raro descoberto por empresária que confundiu nódulo com espinha no nariz

Ao g1, Juliana Vilela conta que o pedido de casamento aconteceu enquanto ela estava na fase de investigação do nódulo no nariz. Um dia após o pedido, que aconteceu em setembro de 2023, ela fez a primeira consulta em um hospital referência no tratamento contra o câncer em São Paulo e um mês após a consulta, veio a confirmação do diagnóstico.

"Eu e ele já havíamos falado sobre casar mas assim, algo que é normal para nossa idade, mas não tinha ideia sobre datas. Fizemos a comemoração do meu aniversário um dia antes da data oficial, porque no outro era a consulta, foi quando ele me surpreendeu com o pedido surpresa. Foi muito marcante", relembra.

Após o diagnóstico, Juliana Vilela mudou-se para São Paulo para iniciar o tratamento contra o câncer. Devido a questões do trabalho, o noivo precisou ficar em São Luís. Ela diz que se sentiu insegura e achou que por conta do diagnóstico, Caio poderia desistir do casamento.

Juliana Vilela e Caio Vasconcelos ficaram noivos em setembro de 2023

Arquivo pessoal

Duas vezes amor

Entre novembro e dezembro de 2023, Juliana Vilela foi submetida as primeiras duas cirurgias para retirada do sarcoma. Após pedir dispensa do trabalho em São Luís, Caio chegou na capital paulista em um dos processos de retirada de parte do nariz e foi nesse momento, que ela foi surpreendida com um novo pedido de casamento.

"E foi depois dessa cirurgia [a da retirada do tumor] que eu me vi completamente abalada psicologicamente. Foi então que o Caio me chamou para conversar e afirmou que queria casar logo", conta Juliana.

Até o momento, Juliana Vilela já passou por quatro cirurgias para reconstrução do nariz

Arquivo Pessoal/Montagem g1

Com o novo "sim", começou uma verdadeira força-tarefa para dar agilidade ao casamento que, por conta do tratamento de Juliana, precisou ser feito em São Paulo. Durante as semanas de preparação, a empresária contou com uma rede de apoio de amigos e familiares que os auxiliaram direto de São Luís, na busca por documentos para que a cerimônia acontecesse.

"Minha família e meus amigos que nos ajudaram a resolver problemas burocráticos de documentos meus e do Caio, tinham alguns que precisavam ser renovados e estávamos longe. Como tínhamos que casar logo, por conta da data, eles foram fundamentais. Eles ligaram pra donos de cartórios, contaram a nossa situação e sem eles, nada teria sido feito", diz a empresária.

O "sim!"

Empresária que descobriu câncer raro no nariz casou em meio a tratamento

Juliana e Caio se casaram no início de janeiro, apenas na presença de alguns familiares. A cerimônia que selou o matrimônio aconteceu dias após a empresária ter sido submetida ao um enxerto, onde parte da pele da testa foi retirada e colocada no nariz.

"Como foi tudo muito rápido, somente poucas pessoas estiveram presentes. O resto da família não pode acompanhar e a gente fez ligação de vídeo para que eles pudessem participar. Foi muito lindo", relembra a empresária, emocionada.

Para o grande dia, a empresária do ramo da moda precisou adaptar a cerimônia e deixar de lado os alguns rituais que as noivas fazem, para dar lugar ao conforto e simplicidade que o momento pedia. Toda a preparação foi compartilhada em um vídeo que acumula mais de 290 mil visualizações em uma rede social.

Um deles, foi a escolha da roupa. Juliana Vilela optou por um conjunto que seria usada por ela durante a virada do ano. Por conta das cicatrizes da cirurgia, a empresária fez a sua maquiagem sua própria maquiagem, que foi adaptada devido as cicatrizes no rosto.

Ao g1, a empresária relembra que, por conta da cicatriz na testa, ela comprou uma franja de cabelo natural para cobrir a marca causada pelo procedimento. Ela conta que a franja ajudou ela a melhorar sua autoestima durante uma fase do tratamento.

"Como eu estava muito sensível, eu optei por não me maquiar e eu mesma fiz uma maquiagem nas partes onde não estava operada. Hoje, estou melhor no sentido de aceitar mais, mas na época eu estava me sentindo feia e eu procurava de tudo para esconder a cirurgia. De dia usava boné e de noite, eu usava a franja", relembra.

Juliana Vilela adotou uma franja para ajudar a recuperar a autoestima durante o tratamento

Reprodução/Arquivo pessoal

O futuro

Após o casamento e o fim do tratamento, Juliana e Caio voltaram a São Luís onde dividem a vida em seu primeiro apartamento. Para conseguir mobiliar o imóvel, que está sendo montado aos poucos, o casal também contou com o apoio de familiares e amigos.

"Depois que casamos, saímos de lua de mel e vimos o apartamento por foto. O Caio voltou para São Luís e escolheu esse mesmo. Depois eu voltei e agora estamos na fase de mobiliar o apartamento, ainda não tem muita coisa, mas temos a ajuda do pai, da mãe, um dá um micro-ondas, outro dá uma AirFryer e assim vai", ri a empresária.

Após o casamento e o fim do tratamento, Juliana e Caio estão morando juntos em São Luís

Arquivo pessoal

Agora, a empresária maranhense se prepara para uma cirurgia reparadora, que será feita entre os meses de abril e maio deste ano. Ao g1, Juliana explica que o procedimento será feito a partir da retirada de parte da costela que será colocada no local para dar forma no nariz.

O casamento que aconteceu de forma inesperada, devido as circunstâncias, deve ganhar uma nova festa. Juliana conta que ela e Caio planejam uma nova comemoração para 2025, com a participação de todos os amigos e familiares que estiveram com eles durante o processo.

"Os planos de Deus não são os nossos, por isso adiamos pro ano que vem. A gente quer fazer uma festa para todo mundo, por tudo que aconteceu. O nosso na "saúde e na doença" chegou mais cedo, mas conseguimos e estamos conseguindo tirar de letra. Não foi como esperava, nem como eu queria, mas foi com quem eu queria", finalizou.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2