TV NEWS

Bruno Berle evolui no álbum 'No reino dos afetos 2' além do domínio do 'lo-fi'

.

Por Redação em 29/02/2024 às 14:40:44
Na sequência do disco de 2022, prevista para 5 de abril, artista regrava tema de Arthur Russell e canta música de Bruno Di Lullo e Domenico Lancellotti entre faixas autorais como 'É só você chegar'. Bruno Berle lança o álbum 'No reino dos afetos 2' no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos em 5 de abril por três selos fonográficos diferentes

Divulgação

Capa do álbum 'No reino dos afetos 2', de Bruno Berle

Arte de Deborah Moreira com design de Gabriel Rollinos

Resenha de álbum

Título: No reino dos afetos

Artista: Bruno Berle

Edição: Coala Records (Brasil), Far Out Recordings (Inglaterra) e Psychic Hotline (Estados Unidos) – a partir de 5 de abril

Cotação: ? ? ? ?

? "É só você chegar / E o coração se abrir / Querendo me mostrar / Por onde devo ir / ... para ser feliz", canta Bruno Berle no tempo da delicadeza que move É só você chegar, balada composta pelo artista e conduzida pelo piano tocado pelo próprio Berle na gravação feita para o álbum No reino dos afetos 2.

É só você chegar é a quinta das dez músicas na disposição do repertório do disco que chega ao mundo em 5 de abril no Brasil, Europa e Estados Unidos através de parceria entre três selos fonográficos. A faixa sobressai no ótimo álbum.

Como o título No reino dos afetos 2 já explicita, o cantor, compositor e músico alagoano – nascido em Maceió (AL) e residente na cidade de São Paulo (SP) – apresenta sequência do elogiado álbum No reino dos afetos (2022), lançado há dois anos.

Antecedido pelo single que adiantou em novembro a gravação de Tirolirole (Phylipe Nunes Araújo, 2023), o álbum No reino dos afetos 2 aprimora e encorpa o som lo-fi do antecessor, como sinaliza o segundo single, Dizer adeus, lançado hoje, 29 de fevereiro, com o registro da música composta por Berle com Batata Boy, também parceiro na produção e mixagem do disco masterizado por Stuart Hawkes no Metropolis Studio, na Inglaterra.

Batata Boy é o nome artístico do produtor musical e multi-instrumentista alagoano Leonardo Costa Acioli, arquiteto da sonoridade do afetuoso reino de Berle.

Batata Boy jamais pesa a mão na eletrônica. Basta ouvir a gravação de New hit – parceria de Boy com Berle formatada com programações, sampler, bateria eletrônica e sintetizadores manuseados pelo produtor musical – para perceber como a faixa flui leve, aliciante, com jeito de hit mesmo.

Há certa melancolia nas letras de algumas músicas que compõem o repertório do álbum No reino dos afetos 2, mas a produção musical de Berle e Boy dilui essa melancolia e distancia o disco da dinastia sentimental da canção popular brasileira.

As emoções são filtradas pelos sons, inclusive nas faixas de moldura mais orgânica, caso de Te amar eterno (João Menezes), cuja gravação concilia no arranjo o violão de Berle com instrumentos como o atabaque percutido por Batata Boy, o baixo de Bruno Di Lullo e a conga e o balafon tocados por Biel Basile.

Bruno Di Lullo é também o parceiro de Domenico Lancellotti em Margem do céu, música que reitera a habilidade de Berle de envolver o ouvinte no reino de disco que harmoniza influências de Djavan, dubstep, folk à moda brasileira, Milton Nascimento e trip-hop.

Entre o tema instrumental Sonho (Bruno Berle) e a releitura da canção Love comes back, introspectiva composição do artista norte-americano Arthur Russell (1951 – 1992) lançada postumamente em 2004, Berle apresenta Acorda e vem, parceria do artista com Dada Joãozinho, produtor dessa faixa de espessa sonoridade eletrônica.

Em contrapartida, Quando penso (Itallo França, Batata Boy e Bruno Berle) é a faixa mais minimalista e lo-fi do disco, gravada somente com voz, violão e sintetizadores.

Enfim, Bruno Berle avança no álbum No reino dos afetos 2 – basta comparar a arte de Deborah Moreira exposta na capa com a foto casual de Ana Frango Elétrico estampada no disco de 2022 – ao mesmo tempo em que dialoga nesta sequência com a estética do primeiro álbum sem jamais anulá-la.

Em outras palavras, Bruno Berle vai além do lo-fi, mas permanece como um dos soberanos nacionais do gênero no álbum No reino dos afetos 2.

Bruno Berle apresenta parcerias com o produtor musical Batata Boy, como 'New hit', entre as dez músicas do álbum 'No reino dos afetos 2'

Divulgação
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2