Agencia Bina

Ingenuity faz sua primeira foto colorida de Marte

Por Por Redação em 06/04/2021 às 11:20:58

O helicóptero Ingenuity fez e enviou para a Terra sua primeira foto colorida da superfície marciana. Em baixa resolução, a imagem mostra rochas no solo e parte de duas rodas do rover Perseverance, dentro do qual o helicóptero fez a jornada da Terra à Marte.

Após depositar o helicóptero no solo do planeta, o rover Perseverance irá se deslocar a um local conhecido como Van Zyl Overlook, de onde terá uma visão privilegiada do "aeródromo" escolhido pelos engenheiros da Nasa para os primeiros voos do Ingenuity.

Primeira foto feita pelo helicóptero Ingenuity em Marte mostra rochas no solo e parte de duas rodas do Perseverance

Primeira foto feita pelo helicóptero Ingenuity em Marte mostra rochas no solo e parte de duas rodas do Perseverance. Imagem: Nasa/JPL-Caltech

O rover irá documentar os testes do helicóptero usando o sistema de câmeras de alta resolução do mastro (MastCam-Z). Há a possibilidade de que o som das hélices seja captado pelos microfones do robô, embora não haja garantia, já que a atmosfera rarefeita de Marte faz com que os sons sejam atenuados rapidamente.

Se tudo correr como programado, o Ingenuity poderá realizar o primeiro voo motorizado na superfície de outro planeta já neste domingo (11), entrando para os livros de história. Ele deve ser simples: uma decolagem vertical, subida a 3 metros de altitude, 30 segundos pairando no ar e um pouso.

Vale lembrar que o Ingenuity é puramente uma prova de conceito: "O Ingenuity é um teste experimental de engenharia – queremos ver se podemos voar em Marte", disse MiMi Aung, gerente de projeto do Ingenuity no JPL.

A equipe de engenharia do helicóptero tem 30 dias marcianos (30 sóis) para realizar cinco voos de teste. Será possível realizar um voo por sol, com duração de até 90 segundos a uma altitude de até cinco metros, com as baterias do Ingenuity sendo recarregadas com energia solar entre os voos.

"Não há instrumentos científicos a bordo e nem metas de obtenção de informações científicas. Estamos confiantes que todos os dados de engenharia que desejamos obter na superfície de Marte e no alto podem ser obtidos dentro dessa janela de 30 sóis", lembra Aung.

Se o Ingenuity funcionar como esperado, missões futuras a Marte poderão incluir helicópteros autônomos como instrumentos de rotina, sendo usados para reconhecimento de terreno ou mesmo como exploradores individuais.

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro

Comentários

FASULMG 780 X 100