TV NEWS

Cirurgia robótica feita pelo HC Ă© usada para tratar endometriose; entenda a doença

.

Por Redação em 24/03/2024 às 11:45:29
Tratamento é oferecido no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, SP, desde janeiro deste ano. Condição ginecológica comum entre as mulheres pode acarretar cólicas severas e infertilidade. Endometriose é tratada com cirurgia robótica em Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP)

Getty Images

Endometriose tem Tratamento.

Getty Images

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP) iniciou, em janeiro deste ano, a implementação de cirurgia robótica para tratar a endometriose, uma condição ginecológica comum entre as mulheres que pode acarretar cólicas severas e infertilidade.

Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp

Ao todo, três cirurgias utilizando a tecnologia avançada foram realizadas na instituição para tratar pacientes com a doença. Todas, bem sucedidas.

De acordo com o médico ginecologista e professor da Faculdade de Medicina da USP-RP, Júlio César Rosa e Silva, a técnica, que permite maior precisão e rapidez no processo cirúrgico, é uma importante aliada para a medicina.

"Ela é mais uma ferramenta que está sendo agregada no nosso hospital para proporcionar as nossas pacientes uma cirurgia mais segura, com uma tecnologia que nos permite realizar procedimentos complexos com uma facilidade maior", diz.

????No mês em que se realiza a campanha de conscientização sobre a doença, "Março Amarelo", o g1 traz as principais informações sobre a endometriose.

Como funciona a cirurgia?

O que é a endometriose?

Quais os sintomas da doença?

Tem cura?

Março Amarelo

Médico ginecologista e professor da Faculdade de Medicina da USP-RP, Júlio César Rosa e Silva, explica a endometriose

Divulgação

Como funciona a cirurgia?

A cirurgia robótica oferecida na unidade é uma alternativa às demais técnicas convencionais que seguem sendo realizadas no hospital. Segundo Silva, o uso da tecnologia não significa que as cirurgias feitas sem a ajuda dos robôs sejam menos eficazes ou mais perigosas.

"O processo se torna mais fácil com o robô, mas a cirurgia pode ser realizada normalmente por vias convencionais. Destaco isso porque esse técnica não está disponível em 99,99% dos hospitais SUS, então é preciso entender que o processo convencional não apresenta risco ao paciente", afirma.

No caso da operação com auxílio robótico, os especialistas utilizam braços cirúrgicos controlados por um robô e oferecem às pacientes uma cirurgia precisa e minimamente invasiva, de acordo com o professor.

"O robô nos ajuda a controlar esses instrumentais com uma destreza mais fina do que quando o próprio cirurgião está controlando os instrumentais".

Na cirurgia robótica, especialista guia os braços do robô de um console

Divulgação

O que é a endometriose?

A endometriose é uma condição em que o endométrio, tecido que reveste o interior do útero, apresenta um crescimento incomum fora do órgão. Esse tecido acaba indo para outros órgãos dentro da barriga.

"Esse tecido é o que descama durante a menstruação, mas às vezes, por algumas situações, esse endométrio volta pelas trombas e cai dentro da barriga da mulher, indo para órgãos como bexiga, intestino, ovários e outros", aponta.

LEIA TAMBÉM

Congelamento de óvulos: veja relatos de mulheres que decidiram engravidar mais tarde

Câncer de pênis: doença agravada pela falta de higiene leva à amputação do órgão genital

Lipedema: entenda a doença que causa acúmulo de gordura e é confundida com a obesidade

Endometriose ocorre quando um tecido semelhante ao revestimento do útero cresce em outras partes do corpo — geralmente ao redor dos órgãos reprodutivos, intestino e bexiga

Getty Images/via BBC

Quais os sintomas da doença?

A endometriose pode afetar a saúde da mulher diminuindo consideravelmente a qualidade de vida. Os sintomas mais comuns são:

Dor na região pélvica

Cólica e sangramento intenso no período menstrual

Dor durante a após a relação sexual

Desconforto ao urinar ou defecar

Infertilidade

"A mulher com endometriose tem uma probabilidade menor de conseguir uma gravidez espontânea. Além disso, tem toda a questão da qualidade de vida, porque é uma dor intensa, cólica exuberante e até dor nas relações sexuais", afirma o médico.

Sintomas da endometriose envolvem cólica aguda, sangramento intenso no período menstrual e infertilidade

Reprodução/EPTV

Tem cura?

Não há cura para a endometriose, mas com tratamentos adequados, a qualidade de vida das pacientes pode apresentar significativa melhora com o auxílio de analgésicos e hormônios recomendados por especialistas.

Nos casos em que o uso de medicamentos não é suficiente para controlar e minimizar as dores e desconfortos, a cirurgia é recomendada. A duração do processo varia de acordo com a gravidade e a quantidade das lesões.

"O tratamento cirúrgico consiste, basicamente, em retirar todas as lesões de endometriose que a paciente apresenta. Com isso a gente melhora os sintomas, mas a paciente permanece com a doença, mesmo que assintomática", explica Silva.

Endometriose: Entenda os sintomas, diagnóstico e tratamentos

Março Amarelo

Em 2022, a endometriose se tornou mais conhecida pela população depois que a cantora Anitta foi diagnosticada e falou sobre a doença. Ao tornar público o motivo para o cancelamento de alguns shows, a artista revelou que sofria com fortes dores e que passaria por cirurgia.

No mesmo ano, Anitta realizou o processo cirúrgico que durou cerca de quatro horas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a doença é comum, considerado um problema de saúde pública que atinge uma em cada 10 mulheres.

No mês de março, a campanha "Março Amarelo" é realizada com o intuito de aumentar o conhecimento sobre uma doença e incentivar que as mulheres procure ajuda médica quando perceberem alguns dos sintomas.

"O importante é que a gente divulgue a doença para que as pacientes tenham conhecimento de que ela existe. É preciso entender que ter cólica menstrual forte que compromete a qualidade de vida não é normal. É preciso buscar ajuda", alerta o médico.

Campanha Março Amarelo

Reprodução

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

d
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2