TV NEWS

Barco de turismo afunda por causa do mar revolto em Fernando de Noronha

.

Por Redação em 01/04/2024 às 14:36:44
Embarcação afundou no Porto de Santo Antônio, mas não deixou vítimas. Fenômeno natural swell trouxe ondas fortes para a ilha. Noronha tem ondas e vento chamado de maral

Ana Clara Marinho/TV Globo

Fernando de Noronha registrou chuva forte e muito vento, nas últimas 24 horas. A ilha recebeu um swell, fenômeno natural que causa mar revolto. Com essas condições de clima, o barco de turismo chamado Celebration afundou na madrugada desta segunda-feira (1º), na região do Porto de Santo Antônio. Não houve vítimas no naufrágio.

O pescador Francisco Júnior ajudou a resgatar o material da embarcação. "Estava muita tempestade, vento forte, muitos barcos estavam se batendo. Nós fizemos uma força-tarefa e resgatamos o material que estava boiando. Graças a Deus não teve problema com nenhum ser humano, só foram perdidos bens materiais", contou o pescador.

? Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.

A embarcação é do tipo catamarã e tem capacidade para transportar 40 pessoas. O representante da empresa proprietária do barco, Bruno Costa, disse que não sabe o motivo que levou o Celebration a afundar.

"Nós sabemos ao certo o motivo do barco ter afundado, acredito que a com a chuva entrau muita água. Não sabemos ainda se será possível resgatar o catamarã", disse Bruno.

O representante da empresa disse, ainda, que o barco foi adquirido recentemente e que não estava operando com passeios turístico porque estavam em fase de manutenção.

O Morro do Pico ficou encoberto pelas nuvens

Ana Clara Marinho/TV Globo

O dono de outra embarcação de turismo, Jaime Andrade, falou que foi necessário monitorar o mar para evitar danos.

"Passamos a madruga monitorando os barcos. A condição do vento não é favorável e pode jogar as embarcações nas pedras, por isso ficamos no Porto para observar", declarou Jaime.

No Porto de Antônio, os passeios de barco, canoa havaiana e bicicleta aquática foram suspensos por conta das condições do mar. Os navios de carga seguiram as operações de descarrego e os mergulhos autônomos também aconteceram.

A Administração de Fernando de Noronha informou, por meio de nota, que "monitora o movimento do mar nesta segunda-feira (1.º ) e que, por enquanto, não vê a necessidade de fechar o Porto", indicou a nota.

Surfe

O swell possibilitou ondas de mais de dois metros de altura. O engenheiro de pesca, Geraldo Barreira, revelou que este swell é de grandes proporções, mas o vento que vem do mar para terra, chamado de maral, o que prejudicou a formação das ondas.

"O vento segurou um pouco o swell. Mesmo assim, a tendência é que as ondas cresçam. Eu acredito que o mês de abril ainda deve ter mar revolto", previu Geraldo.

O fotógrafo submarino e surfista, Marcelo Freire, afirmou apesar do swell ser grande, as condições não são boas.

"As condições são ruins, tem vento norte, nordeste, noroeste, girando, as condições não são complicadas. Essa temporada de ondas não foi boa", avaliou Marcelo.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), informou que a precipitação pluviométrica em 24 horas em Fernando de Noronha foi de 34 milímetros.

A previsão para esta segunda (1º) é de tempo nublado a nublado com pancada de chuva com intensidade moderada.

VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2