TV NEWS

Problemas nos serviços da Enel podem afetar renovação de contrato no Rio de Janeiro, diz ministro

Renovação no RJ será discutida ainda neste governo, ao contrário de SP.

Por Redação em 01/04/2024 às 18:27:42
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Renovação no RJ será discutida ainda neste governo, ao contrário de SP. Mais cedo, ministro anunciou que pediria à Aneel uma apuração sobre os serviços prestados pela Enel, em razão dos apagões em SP. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira (1º) que, a depender da fiscalização sobre a qualidade dos serviços da Enel, a renovação do contrato da empresa pode ser prejudicada.

"É claro que, se apurada a possibilidade de a Enel estar descumprindo com índices mínimos de qualidade, a sua renovação pode ser sim comprometida, em especial a sua renovação no estado do Rio de Janeiro, que é o contrato que vence durante a nossa gestão", declarou.

O ministro se referiu às interrupções no fornecimento de energia em São Paulo, que afetam consumidores da capital e região metropolitana. Contudo, segundo ele, essas questões também podem afetar a concessão no Rio de Janeiro.

O contrato da Enel SP vence em junho de 2028 e o da Enel Rio, em dezembro de 2026. As concessões fazem parte de leva de renovações de contratos que representam 60% do mercado nacional de distribuição. No momento, o governo está discutindo os termos dessas renovações.

"Eu entendo que a Enel é um grande problema na distribuição de energia do país, precisa ser vista e ser tratada através de um processo administrativo por parte da Aneel, que seja conduzido de forma extremamente rigorosa para que todo paulistano, em especial da capital e da região metropolitana [de São Paulo] seja tratado com o devido respeito", declarou.

Mais cedo, o ministro enviou um ofício à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em que cita a possibilidade de cancelamento do contrato da Enel em São Paulo, caso a agência avalie que a empresa descumpriu cláusulas contratuais.

Na carta, Silveira menciona o apagão de novembro de 2023 e as recentes quedas de energia no centro de São Paulo.

"A adimplência [cumprimento] contratual da concessionária deve ser rigorosamente avaliada e, na eventual inobservância caracterizada pela Aneel, sanções devem ser impostas, eventualmente incluindo a declaração de caducidade [extinção do contrato]", diz o documento.

Alexandre Silveira diz que falhas da Enel em São Paulo serão investigadas
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2