TV NEWS

Vídeo mostra brasileira a poucos metros de baleias jubarte no Havaí

.

Por Redação em 05/04/2024 às 12:26:08
Jornalista mora no arquipélago há quase dois anos e, em fevereiro, registrou o encontro com um grupo de jubartes. Vídeo mostra brasileira a poucos metros de baleias jubarte no Havaí

Quando se mora em um arquipélago no meio do Oceano Pacífico, o quintal de casa reserva encontros especiais com a vida selvagem.

No final de fevereiro, a jornalista e fotógrafa brasileira Thaís dos Reis Mendonça saiu com uma amiga para fazer stand-up na ilha de Maui, no Havaí, e ficou a poucos metros de baleias jubartes.

O registro em vídeo feito por ela mostra as baleias dentro e fora da água. "Eu acho que era a mãe, o bebê e um macho adulto mais jovem tentando chamar a atenção da mãe. A experiência foi a coisa mais linda da vida", relembra Thaís.

Brasileira encontra com grupo de jubartes no Havaí

A brasileira passou mais de hora no mar observando esse e outros grupos de baleia que estavam um pouco mais distantes. Por viver no Havaí há quase dois anos, Thaís já teve outros encontros com as jubartes, inclusive semanas antes desse último, no dia do próprio aniversário.

"Não é algo planejado e nem acontece sempre que estou na água, mas quando elas estão por aqui você consegue vê-las de longe também. Às vezes, dirigindo para o trabalho, tento não me distrair muito olhando para o mar, porque é bem provável que eu veja as baleias dando saltos no horizonte".

LEIA TAMBÉM

Cena rara: comportamento reprodutivo é flagrado pela 1ª vez entre jubartes e baleia-franca acompanhada de filhote

Sons da Terra: baleia-jubarte 'canta' para conquistar a fêmea

Tecnologia ajuda no monitoramento de baleias

Brasileira não sente medo ao ficar perto de jubartes

Thaís dos Reis Mendonça

Thaís diz que não sente medo quando vê as baleias de perto, mas que sempre tem a sensação de frio na barriga misturado com euforia, como se fosse pela primeira vez que estivesse vendo.

As jubartes migram para o Havaí todos os anos e ficam nas ilhas entre novembro até março ou abril, quando se reproduzem e têm os filhotes. O ancoradouro Auau Channel, entre Maui e Lanai, é considerado o Santuário Nacional das Baleias Jubartes.

"Eu não saberia viver em uma capital como São Paulo de novo, nem longe do mar. E a escolha também vem do meu trabalho com fotografia de ensaios na natureza", comenta.

Jubartes migram até o Havaí para acasalar e ter os filhotes

Thaís dos Reis Mendonça

"Hoje em dia não trabalho mais com fotografia subaquática, mas meus ensaios fotográficos ainda acontecem na água. O mergulho e o mar vão estar sempre dentro da minha rotina", finaliza a brasileira, que nasceu em Minas Gerais, mas há 10 anos se aventura pelos mares dos mundo

VÍDEOS: Destaques Terra da Gente

Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2