TV NEWS

305 anos de CuiabĂĄ: veja pontos turĂ­sticos abandonados da capital

.

Por Redação em 08/04/2024 às 08:34:57
Rachaduras, vegetação invadindo as construções e sujeira são os principais problemas visíveis encontrados no Museu da Caixa D'água Velha, na Orla do Porto e na Central de Atendimento ao Turista. Orla do Porto, em Cuiabá

Stephane Gomes

Cuiabá completa 305 anos nesta segunda-feira (8) e o g1 visitou alguns pontos turísticos que contam um pouco da história da cidade, mas que, atualmente, estão com aparência de abandono. Rachaduras, vegetação invadindo as construções e sujeira são os principais problemas visíveis encontrados no Museu da Caixa D'água Velha, na Orla do Porto e na Central de Atendimento ao Turista. (veja abaixo)

? Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Cuiabá, mas não obteve retorno até esta publicação.

????Museu da caixa d'água velha

O museu abriga as antigas galerias subterrâneas construídas em 1882 que funcionavam como reservatório de água abastecido pelo Rio Cuiabá e distribuído para a cidade na época.

O historiador Otávio Canavarros conta que o abastecimento de água sempre foi o problema crucial da capital.

"Cuiabá tinha muita água ao redor, mas pouca água dentro da cidade e a construção desse depósito foi a primeira grande tentativa de solução desse problema", disse.

Museu da caixa d'água velha, Cuiabá

LEIA MAIS:

305 anos: veja quem são as personalidades que dão nome às principais avenidas de Cuiabá

Arsenal de guerra e cadeia pública: conheça história de centro cultural cuiabano criado durante império português

????Orla do porto

Às margens do Rio Cuiabá, a orla possui cerca de 1,3 km de comprimento, foi construída em 2016 e se estende até a Praça Luís de Albuquerque. Os problemas do local são visíveis como acúmulo de lixo calçadas com risco de desmoronamento, além da estrutura comprometida do mirante. (Veja abaixo)

Orla do porto, Cuiabá

???? As calçadas da orla apresentam rachaduras e problemas em sua estrutura desde 2023, que foram aumentando com o tempo. Ao redor do calçadão, em alguns pontos, as grades de proteção são inexistentes e a vegetação começa a invadir a área.

Em 2022, a Prefeitura de Cuiabá anunciou um investimento de R$ 3,4 milhões na requalificação da Orla II, juntamente com Secretaria Municipal de Obras Públicas, Limpurb e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

????Centro de Atendimento ao Turista

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) foi inaugurado durante a Copa do Mundo de 2014 para receber turistas do Brasil e do mundo para tirar dúvidas sobre as atrações da capital, entretanto, o local está abandonado desde então.

Atualmente, o local está tomado pelo mato e pelo lixo. Em 2020, o CAT foi destruído por vândalos, que deixaram todo o espaço danificado. Na época, a Secretaria de Serviços Urbanos informou que a reforma do local seria feita no mesmo mês, mas a restauração nunca ocorreu.

Centro de Atendimento ao Turista, Cuiabá

Ao redor, há tapumes de proteção, o que não impediu que o local continuasse sendo invadido, principalmente por usuários de drogas que circulam na região central da cidade. (Veja abaixo)

Ao redor do calçadão, em muitos pontos não existem as grades de proteção, o que aumenta o risco para a população.

A prefeitura de Cuiabá publicou em 2022 que seria investido R$ 3,4 milhões na requalificação da Orla II, juntamente com Secretaria Municipal de Obras Públicas, Limpurb e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

*Sob a supervisão de Kessillen Lopes

? Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2