TV NEWS

Fotógrafo brasileiro Ă© finalista em prĂȘmio internacional com foto de tamanduĂĄ-bandeira

.

Por Redação em 09/04/2024 às 11:04:14
Fernando Faciole ficou entre os 36 colocados do prêmio Environmental Photography Award 2024 ao registrar a tamanduá-bandeira "Hanna", durante retorno ao habitat natural. Foto retrata tamanduá-bandeira Hanna voltando ao seu habitat natural após realização de exames cardíacos para pesquisa

Fernando Faciole

O fotógrafo de conservação Fernando Faciole, de 28 anos, é um dos 36 finalistas no prêmio Environmental Photography Award 2024, evento que premia as melhores registros do mundo animal, pensando também no critério da emoção que elas causam.

A foto tirada pelo brasileiro retrata o momento em que um tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) retorna ao habitat natural sob uma chuva, após passar por exames cardíacos que visavam diagnosticar disfunções cardíacas em tamanduás mantidos sob cuidados humanos.

Apelidada de "Hanna" pelos pesquisadores do Projeto Bandeiras e Rodovias, iniciativa do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), a tamanduá é assunto da foto que está concorrendo na categoria "escolha popular", cuja votação se encerra no dia 14 de abril. Vote por este link.

Fernando acredita que a habilidade mais importante para se tornar um fotógrafo de conservação é o storytelling, ou seja, a capacidade de contar uma história, tanto através de uma única imagem quanto por meio de uma sequência de imagens sobre o mesmo tema.

"A fotografia de conservação vai além do retrato de vida selvagem, pois carrega uma narrativa. Quando conseguimos transmitir essas questões por meio de imagens, nossa fotografia se torna uma poderosa ferramenta de conservação.", afirma ele.

Embora a natureza sempre tenha sido sua paixão desde muito pequeno, já trabalhou em diversos segmentos ao longo da carreira, como ensaios de modelos, futebol e eventos, a fim de aprimorar e desenvolver o olhar apurado e as habilidades fotográficas.

No ano de 2022, Fernando se tornou o mais jovem e o terceiro brasileiro a ingressar na International League of Conservation Photographers (Liga Internacional de Fotógrafos de Conservação), grupo que inclui os mais destacados fotógrafos de conservação do mundo.

"Durante meus primeiros 10 anos de fotografia de natureza, as imagens eram quase exclusivamente retratos bonitos da vida selvagem, compartilhando a beleza da fauna ao nosso redor".

"Aos poucos, comecei a entender minha fotografia como uma ferramenta para contar as histórias por trás desses retratos bonitos. Comecei a registrar o que acontecia ao redor dessas espécies e a interação do ser humano com elas, seja de forma positiva ou negativa", diz Fernando.

Em 2024, o fotógrafo teve a primeira história completa publicada na National Geographic International, que destacou a conservação de flamingos na República Dominicana. Uma dessas imagens passou a integrar uma edição da revista impressa da marca, o que pra ele foi um "sonho de infância realizado".

Flamingos na república dominicana são capturados na natureza e levados aos resorts. A foto mostra uma asa com penas cortadas para que o animal não consiga voar livremente – Imagem publicada na edição de março de 2024 da revista internacional National Geographic.

Fernando Faciole

Outros registros

Além da foto premiada no concurso deste ano, Fernando acumula outros retratos que também obtiveram destaque internacional. Veja a galeria abaixo.

Fotos feitas por Fernando Faciole

*Texto sob supervisão de Giovanna Adelle

VÍDEOS: Destaques Terra da Gente

Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2