TV NEWS

Dia da Tannat: uva produz tintos potentes, tânicos e com potencial de guarda

.

Por Redação em 12/04/2024 às 17:54:12
Cepa francesa encontrou seu El Dorado no Uruguai onde dá vida a grandes rótulos. O nosso vizinho Uruguai virou o El Dorado da Tannat, uva tinta de origem francesa que ganhou uma data para chamar de sua: o Dia da Tannat, celebrado em 14 de abril. A cepa, que domina os vinhedos uruguaios, dá vida a vinhos potentes, de linda cor violácea, com taninos marcantes e potencial para envelhecer anos.

Uma das teorias sustenta que o nome Tannat vem justamente da presença de taninos dessa uva. Em passado, os vinhos elaborados com ela eram bastantes rústicos e a carga tânica muito marcante. Hoje, graças às modernas técnicas enológicas e ao clima uruguaio, mais quente que o francês, os rótulos apresentam taninos mais macios e redondos.

Os Tannats uruguaios tintos são vinhos perfeitos para acompanhar queijos maduros, carnes assadas, churrasco, carnes de caça, empanadas de carnes e massas com molhos intensos, como ragu à bolonhesa e lasanhas. Já um Tannat Rosé combina bem com pescados, frutos do mar e aves.

Montes Toscanini: uma bodega familiar

Dentre as centenas de vinícolas uruguaias, a bodega familiar Montes Toscanini se destaca pela qualidade de seus rótulos. É localizada em Las Piedras, na região de Canelones, perto da capital Montevidéu. A província concentra os vinhedos mais antigos e mais de 70% das vinícolas do país.

A viticultura é fortemente influenciada pelo Río de la Plata, uma das maiores bacias hidrográficas do mundo. A paisagem é plana, suavemente ondulada, e o clima é ameno, com grande oscilação térmica entre dia e noite, fator essencial para o bom amadurecimento da uva.

A Montes Toscanini foi fundada em 1979, mas a família Toscanini produz vinho na região desde o começo de 1900, época em que os imigrantes italianos chegaram ao Uruguai. Hoje, a bodega é comandada pela quarta geração da família, sob a batuta do premiado enólogo Leonardo Montes.

Conheça os vinhos Tannats da Montes Toscanini.

Reserva Familiar Tannat Rosé

Reserva Familiar Tannat Rosé

Divulgação

Rosé de aroma frutado, fresco, com corpo e estrutura intensos. Perfeito com pescados, mariscos, carnes vermelhas magras e aves.

Reserva Familiar Tannat

Reserva Familiar Tannat

Divulgação

Carlos Montes Tannat

Carlos Montes Tannat

Divulgação

Aromas complexos e elegantes que lembram couro, café, tabaco, além de frutas vermelhas. Em boca, é intenso, sedoso e complexo, com taninos muito maduros e longo final. Amadureceu por 12 meses em barrica de carvalho. Perfeito com carnes vermelhas e pratos condimentados.

Montes Toscanini Criado en Roble Tannat

Montes Toscanini Criado en Roble Tannat

Divulgação

Intensos aromas de frutas maduras com notas de tabaco e café. Em boca, tem estrutura, taninos maduros e final persistente. Amadureceu por 15 meses em barricas francesas. Combina com carnes vermelhas grelhadas e assadas.

Gran Tannat Premium

Gran Tannat Premium

Divulgação

Aromas de frutas vermelhas, baunilha, chocolate com notas de café e tabaco. Em boca, é encorpado e com taninos bem estruturados. Amadureceu por 18 meses em barrica de carvalho americano e acompanha carnes de caça, carnes vermelhas e massas com molhos intensos.

BEBA MENOS, BEBA MELHOR.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2