TV NEWS

Parentes se despedem de vĂ­timas do acidente com ônibus de turismo: 'Viagens fazem parte da alegria de viver', diz sobrinho

.

Por Redação em 13/04/2024 às 20:21:31
As vítimas foram enterradas em três cemitérios do Rio de Janeiro. Outras 23 pessoas ficaram feridas. A lista de passageiros incluía em sua maioria aposentados que viviam em Bangu e Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Polícia da Bahia investiga as causas do acidente. Parentes se despedem de vítimas do acidente com ônibus de turismo

Familiares e amigos se despediram de vítimas de um acidente com um ônibus de turismo que saiu do Rio de Janeiro e ia para Porto Seguro, na Bahia, na tarde deste sábado (13).

Ao todo, nove pessoas morreram. A expectativa é que todos sejam velados e sepultados até a tarde de domingo (14).

Outras 23 pessoas ficaram feridas. Os mortos foram identificados como:

Cléa da Conceição Faria

Conceição Maria dos Santos Rangel

Glória Regina do Nascimento Cunha

Irapuã de Azevedo

Maria José Nicomedes Sinfrônio

Regina Maura Feitosa

Valter Nery

Ronaldo do Espírito Santo de Oliveira

Doralice da Conceição de Azeredo

O sobrinho de Zezé, a dona Maria José Sinfrônio, contou que ela amava viajar e que era muito amada pela família.

"Ela sempre viajou, revitalizava ela. Era uma pessoa super alto astral, essas viagens fazem parte da alegria de viver. Ela estava muito alegre com a viagem, ligou para alguns sobrinhos para avisar e dizer que ama muito os sobrinhos", conta Paulo Henrique da Costa.

Os enterros aconteceram em três cemitérios diferentes.

Irapuã de Azevedo e Doralice da Conceição, que eram casados, foram enterrados juntos em Jardim Sulacap. Eles não tinham filhos e gostavam de curtir a aposentadoria viajando pelo Brasil.

"O hobby deles era viajar, ele morreu fazendo o que mais fazia, que era viajar", conta o amigo Luciano Cupertino.

Algumas das pessoas que perderam a vida no acidente com ônibus que tombou em Teixeira de Freitas

Reprodução/TV Bahia

A lista de passageiros incluía em sua maioria aposentados que viviam em Bangu e Campo Grande, Zona Oeste do Rio. O veículo saiu do Rio de Janeiro, e o destino era Porto Seguro, também no extremo sul baiano. O trajeto completo entre as duas cidades é de cerca de 1.100 quilômetros.

A expectativa é que três corpos sejam enterrados no cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste; Outros três em Sulacap, também na Zona Oeste; e mais dois no cemitério de Paciência. Um corpo foi levado para uma funerária no Maracanã, na Zona Norte, e não há local definido para o sepultamento.

Ônibus que saiu do RJ tombou em Teixeira de Freitas, na Bahia: nove pessoas morreram

JN

Casal de idosos morreu em acidente

Cléa Conceição de Faria, 74 anos, e Valter Nery, 84 anos, eram viúvos, estavam namorando e morreram durante viagem a Bahia

Reprodução

Entre as vítimas do acidente está um casal de idosos que havia oficializado o relacionamento há apenas um mês: Cléa Conceição de Faria, 74 anos, e Valter Nery, 84 anos. Eles eram viúvos, decidiram viver juntos em fevereiro e estavam ansiosos para explorar Porto Seguro.

"Eu que arrumei minha mãe, eu fiz a unha dela, ajeitei o cabelo dela. Abri a porta do carro e meu esposo levou. Eu vou dizer o que ? Mãe, eu quero a senhora de volta. Daria tudo isso aqui. Tudo o que meu pai construiu com ela, pra ter a minha mãe de volta", diz Claudeia Farias, uma das filhas de Clea.

O casal será enterrado neste sábado, junto, no Cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste.

Familiares de Valter disseram que ele não queria viajar, mas foi porque já estava com tudo pago.

Causas do acidente

Polícia Civil da Bahia investiga acidente com ônibus de turismo que deixou nove mortos

Enquanto isso, a polícia baiana investiga as causas do acidente. Um vídeo pode ser fundamental para entender o que aconteceu. A gravação foi feita de dentro de um outro veículo, que vinha logo atrás do ônibus.

Nas imagens, o relógio da câmera marca 3h59 da madrugada. O veículo de onde é feita a filmagem está a mais de cem quilômetros por hora. Luzes vermelhas que aparecem nas imagens ao fundo são as lanternas do ônibus.

Ainda no vídeo, um veículo branco passa no sentido contrário do ônibus e depois passa também pelo veículo onde está a câmera. Depois disso, não há mais nenhuma movimentação na pista ao lado.

O ônibus segue, aparentemente, sem problemas até fazer uma curva à esquerda e some por alguns segundos. Depois da curva, o ônibus já aparece tombado ao lado da pista.

Com base nesse vídeo, a polícia entende que não é verdadeira a alegação do motorista de que ele foi atrapalhado por um veículo que vinha na direção contrária.

O delegado que cuida das investigações afirma que há possibilidade do motorista ser indiciado por homicídio culposo -- quando não há intenção de matar.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2