TV NEWS

Lula faz caminhada, alimenta peixes e joga bola no Alvorada

Presidente não teve compromissos oficiais, e ainda não se pronunciou sobre o ataque do Irã contra Israel.

Por Redação em 14/04/2024 às 17:48:37
Presidente não teve compromissos oficiais, e ainda não se pronunciou sobre o ataque do Irã contra Israel. Em paralelo, posicionamento do Itamaraty, que não condenou os ataques de forma contundente, tem sido criticado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou o domingo (14) para fazer atividades ao ar livre ao lado da primeira-dama Janja da Silva no Palácio do Alvorada.

Além de caminhar, Lula alimentou os peixes e jogou bola — num dia sem compromissos oficiais na agenda.

Na rede social X, antigo Twitter, a primeira-dama publicou um vídeo em que o presidente aparece jogando bola e dado chutes ao gol. Na legenda do vídeo, Janja escreveu "Domingão batendo um bolão".

O presidente ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ataque do Irã contra Israel neste sábado (13), quando 300 drones e mísseis foram disparados (leia mais abaixo).

Fontes ouvidas pela TV Globo, no entanto, confirmaram que, logo após o episódio, o presidente conversou com o assessor para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim.

Na ocasião, Lula teria demonstrado preocupação com a tensão entre as duas nações e também com a possível escalada do conflito.

Em paralelo, o comunicado oficial do Itamaraty — que não condenou o ataque de forma contundente — vem sendo criticado.

O Itamaraty disse que acompanha com "grave preocupação" o ataque, pediu "máxima contenção" a Irã e Israel, e conclamou a comunidade internacional a evitar uma escalada no conflito.

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, disse espera uma condenação do governo brasileiro ao ataque feito pelo Irã. Em entrevista à GloboNews, ele também se disse "desapontado" com a posição do Itamaraty sobre a situação.

Críticas a Israel

Lula é crítico do governo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Em fevereiro, o presidente brasileiro foi declarado "persona non grata" por Israel, ou seja, ele não é bem-vindo no país.

A ação do governo de Israel foi uma resposta à comparação feita por Lula da ofensiva das forças israelenses na Faixa de Gaza após o ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro de 2023 com o Holocausto nazista e a Adolf Hitler.

Israel está em guerra com o Hamas desde que o grupo terrorista lançou diversos ataques ao sul do país e sequestrou mais de 250 pessoas.

O tom das falas do presidente mudou ao longo do tempo: no dia do ataque do Hamas, Lula expressou condolências às famílias das vítimas e repudiou o terrorismo. À medida em que a ofensiva israelense sobre Gaza aumentava, o presidente passou a criticar Israel.

Ataque do Irã

No sábado (13), Israel foi alvo de um ataque inédito do Irã. Mais de 300 artefatos, incluindo drones e mísseis, foram lançados contra o país.

As Forças de Defesa de Israel afirmaram que conseguiram interceptar 99% dos artefatos lançados. Entretanto, a mídia iraniana disse que mísseis conseguiram furar a proteção israelense.

A agressão iraniana é uma resposta ao bombardeio de Israel à embaixada do país na Síria — entenda a cronologia do caso.

Militares do Irã ameaçaram uma ofensiva ainda maior se Israel contra-atacar. O governo iraniano também disse que pode atingir bases dos Estados Unidos caso Washington apoie uma retaliação israelense.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2