TV NEWS

Moradora de Vinhedo flagra onça-parda no quintal da própria casa; veja vĂ­deo

.

Por Redação em 15/04/2024 às 16:30:11
Felino estava no canil dos cachorros e, após se assustar, subiu em uma árvore. Nenhum animal ficou ferido. Moradora de Vinhedo flagra onça-parda no quintal da própria casa; veja vídeo

Imagina só olhar para o quintal de casa e flagrar uma onça-parda? Foi o que aconteceu com a empresária Tatiana Pinhada Bueno no dia 4 de abril, na cidade de Vinhedo (SP). Um dia "emocionante", nas palavras dela.

"Eu tenho um canil bem grande no quintal, com bastante mato e árvores onde prendo as minhas cachorras às vezes. Estava com uma amiga em casa de tarde quando de repente escuto um barulho da cachorrinha menor e vou olhar no quintal. Vi uma onça assustada pulando em uma árvore, dentro do canil. Achei que tava ficando doida", relembra.

Tatiana conta que foi tudo muito rápido: uma cachorra rolando no chão, outra saindo correndo e a onça pulando. Nenhum animal ficou ferido. "Eu acho que a onça chegou a tocar na minha cachorrinha filhote, mas não para machucar, acho que ela só assustou e esbarrou na hora de tentar fugir", relembra.

Tudo isso aconteceu por volta das 15h, no bairro Jardim Panorama. A onça ficou em cima da árvore, bem assustada com toda movimentação.

Biólogo acredita que onça-parda flagrada em Vinhedo seja um macho jovem

José Marcos Bueno Júnior

Para o biólogo e diretor de comunicação do Instituto SOS Pantanal Gustavo Figueirôa, que passou a pós-graduação estudando as onças-pardas, é muito provável que o felino seja um macho jovem, de no máximo dois anos e meio.

"Em 90% das vezes que encontramos onças-pardas em áreas urbanas trata-se de um macho jovem em dispersão. Por volta de um ano e meio, as mães expulsam os filhotes que têm que sair para procurar o próprio território. Provavelmente ele estava de passagem e se perdeu na cidade", diz.

Ao lado do canil onde foi encontrada, existe um galinheiro. Sabendo disso, Gustavo afirma que a onça deveria estar atrás das galinhas para se alimentar, quando foi surpreendida pelos cachorros e se assustou. Segundo ele, onças-pardas não predam cachorros, isso acontece mais com onças-pintadas, que são maiores e mais "valentes".

"A onça-parda é um animal bem tímido, que prefere sempre fugir do que encarar, vale lembrar que não existem registros oficiais aqui no Brasil de ataque a seres humanos", diz Gustavo.

Assim que a onça subiu na árvore Tatiana, junto com o marido que filmou o momento, acionou o Corpo de Bombeiros de Vinhedo. De acordo com ela, eles chegaram e perceberam que não conseguiriam remover o felino em segurança, por isso chamaram os profissionais da Associação Mata Ciliar, de Jundiaí (SP).

O Terra da Gente entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Vinhedo, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. A prefeitura da cidade afirmou que não há informações oficiais sobre o ocorrido.

Cristina Harumi, veterinária e coordenadora de fauna da Associação Mata Ciliar, afirmou que recebeu a solicitação dos bombeiros para o caso, mas a onça conseguiu fugir antes da equipe chegar.

"Enquanto a gente esperava o pessoal da mata ciliar nos afastamos. Acho que daí a onça, que tava muito assustada, se sentiu mais segura. Conseguiu descer para o canil, que já estava sem os cachorros, e fugir escalando uma parede de concreto após pouco mais de uma hora", relembra Tatiana.

"Sabemos que ela veio de uma área limítrofe com a mata existente ali perto de onde estava. Infelizmente, estudamos e verificamos que a paisagem por lá está bem comprometida, então sabemos que a onça pode acabar aparecendo de novo", explica Cristina.

LEIA TAMBÉM

VÍDEO: onça-parda aparece em empresa e sobe em mangueira em Porto Ferreira

VÍDEO: onça-parda surge durante pregação de pastor em mata de Vinhedo, SP

Você já ouviu o miado da onça?

Onça-parda é encontrada em empresa de Porto Ferreira e sobe em mangueira

Marcos Pinguim/EPTV

A veterinária afirma que não há estimativas da quantidade de onças-pardas existentes no interior de São Paulo, mas sabe-se que as populações vêm diminuindo ao longo dos anos.

"De certa forma, a onça-parda se adaptou ao longo do tempo com o aumento das áreas urbanas, no entanto a gente percebeu que elas sofreram alterações comportamentais e até morfológicas com essas mudanças. Tudo isso está sendo muito estudo para que a gente possa falar alguma coisa em relação a existência dessa espécie".

Para quem tem animais no quintal, como galinhas, a orientação é sempre recolher e prender em áreas seguras e fechadas durante a noite para evitar predações indesejadas.

"As onças-pardas são atraídas por animais de criação e o ser humano tem que também saber lidar com isso, saber conviver com esses predadores. Eles estavam aqui antes de nós e não são um perigo, uma ameaça, mas é preciso saber lidar com eles e fazer o convívio da maneira correta para que ninguém saia perdendo", finaliza Gustavo.

VÍDEOS: Destaques Terra da Gente

Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2