TV NEWS

É #FAKE que princesa Salma, da Jordânia, relatou em revista ter derrubado 6 drones iranianos

.

Por Redação em 15/04/2024 às 16:30:19
A imagem não é verdadeira. Trata-se de uma montagem. Circula nas redes sociais uma publicação que mostra uma foto da princesa Salma, da Jordânia, com roupa militar e próxima de um avião, que supostamente atribui a ela a derrubada de seis drones iranianos no sábado (13). É #FAKE.

g1

A imagem que mostra o ícone da revista "Emirates Woman" e o título "Princess Salma of Jordan reported to dow 6 Iranian drones overnight" não é verdadeira. Trata-se de uma montagem.

A imagem falsa com a marca da revista Emirates Woman passou a circular em redes sociais a partir de sábado (13), após o lançamento de mísseis e drones pelo Irã em direção a Israel.

Aeronaves da Jordânia interceptaram e derrubaram parte dos drones, assim como fizeram aeronaves de Israel, Estados Unidos e Reino Unido.

A fraude usa como base uma página verdadeira da mesma revista Emirates Woman, publicada em dezembro de 2023. A página falsa adultera o título original, que dizia que a princesa Salma da Jordânia lidera iniciativa da Força Aérea para lançar suprimentos médicos em Gaza.

É #FAKE publicação que diz que princesa Salma, da Jordânia, relatou ter derrubado 6 drones iranianos

Reprodução

EUA, França e Reino Unido: quem ajudou Israel no combate aos ataques do Irã

A Jordânia, um país árabe, disse ter atuado para derrubar os mísseis iranianos porque havia risco de que os ataques caíssem sobre seu território, informou o governo em comunicado.

"Houve uma avaliação de que havia um perigo real de mísseis iranianos caírem sobre a Jordânia, e as forças armadas lidaram com esse perigo. E se esse perigo viesse de Israel, a Jordânia tomaria a mesma ação", disse o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman al-Safadi, em entrevista à televisão estatal Al-Mamlaka.

É #FAKE publicação que diz que princesa Salma, da Jordânia, relatou ter derrubado 6 drones iranianos

Reprodução

Fato ou Fake Explica:

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE

Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2