TV NEWS

Presidente da CCJ da Câmara pauta 'pacote anti-invasão' com projetos contra ocupações de terras

.

Por Redação em 15/04/2024 às 20:17:15
Projetos querem obrigar que movimento tenha CNPJ, permitir a proprietário utilizar força policial sem ordem judicial e dar prazo para ações de reintegração de posse. A presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Caroline De Toni (PL-SC), pautou para esta semana projetos que pretendem combater ocupações de terras no país e tem como alvo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Deputada Caroline de Toni (PL-SC), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A pauta está relacionada a ocupações promovidas pela organização neste mês. O movimento contabiliza, até esta segunda-feira, 24 ocupações de terras em 11 estados diferentes.

Segundo o MST, 20 mil famílias estão mobilizadas em prol de ações ligadas à Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, conhecida como "Abril Vermelho".

O pacote "anti-invasão" é uma demanda da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) e foi discutido em almoço com a deputada no mês de março.

Leia também:

Manifestantes do MST ocupam fazenda durante protesto em Parauapebas, no Pará

Integrantes do MST ocupam área da Embrapa pela terceira vez em Petrolina, PE

Lula diz que quer 'mostrar para Brasil' quais terras podem ser utilizadas para a reforma agrária 'sem muita briga'

Projetos

Um dos projetos pautados para esta terça-feira obriga que as decisões em ações de manutenção ou de reintegração de posse sejam cumpridas em até 48 horas, o que atualmente não está previsto no Código Civil.

Segundo o texto, a autoridade que não cumprir o prazo poderá responder por improbidade administrativa e desobediência depois de 15 dias.

A proposta também aumenta as penas para o chamado "esbulho possessório simples" e cria o crime de esbulho possessório coletivo.

O esbulho possessório é um conceito do direito civil relacionado à perda de posse legítima de uma propriedade de uma forma considerada injusta. Pelo texto, o esbulho possessório simples teria pena de 1 a 4 anos e multa. Atualmente, a detenção é de 6 meses a 1 ano.

Trabalhadores rurais protestam em Parauapebas, no Pará.

Reprodução / MST

O esbulho possessório coletivo teria pena de reclusão de 4 a 8 anos e multa. Se os invasores permanecerem no local mesmo após serem notificados pelo proprietário ou pelas autoridades, a pena deverá ser aumentada de um terço à metade.

O texto também permite a fazendeiros recuperarem a posse por sua própria força ou utilizar força policial, independentemente de ordem judicial.

"Conflitos envolvendo terras no Brasil vêm desde os tempos da colonização e revelam uma histórica e contínua batalha agrária que permanece nos dias de hoje. Registra-se na história que, num dado momento, as ações de posseiros e grileiros renderam ao campo um clima de tensão que culminou em ação de grupos de camponeses rebeldes como Cangaço", afirma o relator, deputado Victor Linhalis (Pode-ES).

CNPJ para movimento

Outro projeto pautado por De Toni e que mira o MST obriga que movimentos sociais e populares tenham personalidade jurídica (CNPJ) para funcionar e receber recursos públicos.

O objetivo é, principalmente, responsabilizar civil e penalmente o movimento quando forem realizadas ocupações. Hoje, o MST não tem um CNPJ.

Apoiadores do movimento dizem que a Constituição não obriga a constituição de personalidade jurídica para defender direitos.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2