TV NEWS

Na Casa do MEI, microempreendedores individuais terão atendimento personalizado na ACIM

.

Por Redação em 19/04/2024 às 10:00:47
Está previsto para até o fim do primeiro semestre o início das operações na Casa do MEI, uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) para atender às demandas dos microempreendedores individuais (MEI), público que cresce na cidade e entre os associados da casa. Dos mais de 5 mil associados, cerca de 500 são MEI, ou seja, pessoas que trabalham como pequenos empresários de forma individual e formalizada. Foi ao identificar uma demanda para atender esses empreendedores que a Acim decidiu criar um canal direto com essa parcela de associados.

Para prestar o auxílio personalizado, a entidade firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Atendimento às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae/PR), instituição com mais 50 anos de história no Estado e referência em empreendedorismo. Entre os serviços que serão ofertados por meio da parceria estão orientações sobre serviços administrativos, faturamento máximo, obrigações fiscais, enquadramento, além de workshops, cursos, palestras, mentorias e consultorias. A proposta é estimular os empreendedores a estruturar melhor as atividades, a fim de investir no crescimento do negócio.

A Casa do MEI tornará o ambiente de negócios mais favorável aos microempreendedores individuais, considerando que Maringá conta com a Sala do Empreendedor e outros serviços direcionados para o público.

A iniciativa

A Acim trabalha há 70 anos incentivando o associativismo, fomentando o crescimento do comércio e de negócios locais, além de incubar e realizar ações para o desenvolvimento socioeconômico. Agora cria um braço de atendimento específico a um público expressivo.

A Casa do MEI foi lançada em outubro do ano passado e tem passado pelas últimas deliberações antes do início dos atendimentos. O objetivo é que o ponto de apoio trabalhe direto na necessidade do empreendedor. Uma mostra de que o serviço é uma necessidade é que somente na palestra de lançamento houve a participação de 72% dos empreendedores inscritos, além de 95% de presença na agenda de consultorias em marketing e finanças realizadas em dezembro de 2023 para os MEI.

Divulgação

Em números

Segundo a prefeitura, Maringá conta com mais de 45 mil MEI, com faturamento mensal médio de R$ 5 mil, movimentando cerca de R$ 2 bilhões por ano.

A previsão da Acim é que após a implementação da Casa do MEI o número de filiados na categoria cresça 10%.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2