TV NEWS

VocĂȘ viu? Homem Ă© preso após atirar no rosto da ex-namorada, professores da UFMA entram em greve e outras notĂ­cias da semana no g1 MA

.

Por Redação em 21/04/2024 às 11:07:36
Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 Maranhão na semana de 14 a 21 de abril.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Domingo (14)

Dois trechos da BR-222 no Maranhão foram totalmente interditados neste fim de semana após um grande volume de chuvas atingir a região.

Um dos trechos interditado é o do km 598, no município de Bom Jesus das Selvas, onde uma cratera de mais de 20 metros se abriu no último dia de 26 de março.

Dois trechos da BR-222 são totalmente no MA após rompimento de pistas por causa do volume de chuvas; veja imagens

Divulgação/DNIT

Após iniciar as obras de reparo no trecho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o prazo para liberar o trânsito no local era de oito dias, porém, após o avanço das obras, parte da BR-222 foi liberada logo no dia 30 de março.

No entanto, o tráfego no local foi novamente interditado na noite desse sábado (13), após o volume de água reabrir a parte da pista que já estava pavimentada e liberada para a passagem de veículos (veja, no vídeo acima, como ficou a pista após a força da água fazer a terra ceder).

Homem é preso após atirar no rosto da ex-namorada no interior do Maranhão

Divulgação/Polícia Civil do Maranhão

Um homem foi preso, nesse sábado (14), acusado de atirar no rosto da ex-namorada na cidade de Vargem Grande, a 172 km de São Luís. O crime aconteceu na noite da última quinta-feira (11).

De acordo com as investigações da Delegacia de Polícia de Vargem Grande, a vítima foi baleada dentro de uma residência localizada no bairro de Fátima. Após ser atingida, a mulher foi socorrida e levada para um hospital da cidade, com a bala alojada no rosto.

Por causa da gravidade do ferimento, a vítima precisou ser transferida para uma unidade hospitalar de São Luís, e já não corre mais risco de morrer.

Segunda-feira (15)

Os professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) decretaram greve geral por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (15). Os servidores técnico-administrativos da universidade estão em greve desde o dia 18 de março. Veja o vídeo abaixo.

Professores da UFMA entram em greve por tempo indeterminado

A deliberação foi tomada em uma assembleia realizada pela APRUMA (Seção Sindical do ANDES - SN) aberta a toda a categoria, realizada na segunda-feira (8). A votação da greve seguiu o indicativo aprovado pela categoria no dia 21 de março.

Além da recomposição salarial, o sindicado cobra por:

Recomposição do orçamento público das Instituições Federais de Ensino;

Garantia de concursos públicos para docentes e técnicos;

Ampliação do orçamento para Assistência Estudantil;

Fim da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas;

Fim de assédios moral e sexual nas instituições de ensino federais.

Um motorista de aplicativo foi rendido por assaltantes e colocado dentro do porta-malas do próprio carro nesse sábado (13). A vítima relatou aos policiais que recebeu uma solicitação de corrida de aplicativo na região do bairro Coroadinho quando acabou sendo surpreendido pelos assaltantes. Veja o vídeo abaixo.

Motorista de aplicativo é colocado no porta-malas durante assalto em São Luís

No momento da ação, um policial militar que estava de folga acionou a polícia após avistar o suposto assalto na avenida General Arthur Carvalho. Ele acompanhou o veículo que seguia pela Avenida São Luís Rei de França, sentido Olho-d'Água.

A equipe policial acionada conseguiu localizar o veículo com os assaltantes já na Avenida Hilton Rodrigues, na MA-203, próximo a UPA do Araçagi. Segundo a polícia, a vítima batia no vidro traseiro pedindo socorro, o que levou a guarnição a dar ordens de parada.

Terça-feira (16)

VÍDEO: incêndio em medidor de energia causa correria em escola em São Luís

Um incêndio em um medidor de energia acabou causando, na tarde dessa segunda-feira (15), momentos de correria e pânico entre os alunos da Unidade de Ensino Básico Maria Rocha, situada no bairro Areinha, em São Luís. As imagens dos momentos de tensão vividos pelos estudantes foram divulgadas nas redes sociais (veja o vídeo acima).

Após um aquecimento no aparelho, o incêndio foi iniciado. Uma fumaça preta se espalhou rapidamente pela escola e os alunos, que estavam em sala de aula no momento que a combustão começou, começaram a sair da unidade escolar e foram o meio da rua.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O local onde estava a caixa de energia foi tapado e retirado da escola com segurança. Nesta terça-feira (16), por conta do incidente que causou a interrupção de energia elétrica, não houve atividade na escola, que pertence a rede municipal de ensino.

Quarta-feira (17)

Valdeir Reis Pereira Seguins é conhecido na política como "Neguinho do Parque Jair".

Divulgação

A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quarta-feira (17), um ex-candidato a vereador de São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís. A operação investiga um esquema de transferência fraudulenta de comprovante de residência, realizado por meio da apresentação de documentos falsos.

Segundo a PF, o ex-candidato a vereador, identificado como Valdeir Reis Pereira Seguins, conhecido na política como "Neguinho do Parque Jair", é o principal responsável por transferir os títulos de eleitores e acompanhá-los ao cartório eleitoral para realizar a solicitação de mudança de domicílio eleitoral, por meio da apresentação dos documentos falsos. Suspeita-se que ele também seja o responsável pela falsificação dos documentos.

Na operação, foram identificados 16 eleitores que transferiram os seus títulos para São José de Ribamar com a ajuda de "Neguinho do Parque Jair", para uma possível manipulação dos votos.

As operações foram concentradas no município de Paço do Lumiar para garantir a regularidade no cadastro eleitoral, evitando crimes neste período, segundo a PF.

Neguinho do Parque Jair foi candidato a vereador em São José de Ribamar pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) em 2020 e conseguiu 442 votos, porém, todos os votos foram anulados, porque ele teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

Neste ano, Neguinho do Parque Jair estava se preparando para disputar as eleições municipais pelo PDT.

Quinta-feira (18)

O Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, localizado no Centro Histórico de São Luís, será restaurado após ter sido alvo de abandono e ações de vandalismo nas últimas semanas. O local chegou a ser saqueado por grupo de vândalos, em plena luz do dia.

Centro de Criatividade Odylo Costa Filho é alvo de vandalismo em São Luís (MA)

Redes Sociais/Reprodução

Os detalhes da reforma, que começaram na manhã desta quinta-feira (18), foram definidos por meio de um termo de compromisso entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Governo do Estado.

Recentemente, o local foi vistoriado pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA), no qual foram adotadas medidas administrativas e judiciais para preservação do Patrimônio Cultural.

Segundo o Governo do Estado, como centro de arte e educação, o espaço voltará a ofertar oficinas e também ministrará cursos técnicos, além de atividades práticas de arte e educação a partir da revitalização de todos os espaços do prédio.

O projeto de reforma foi aprovado pelo Iphan e desenvolvido por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) cidades históricas. De acordo com o Iphan, a reforma deve ser entregue em 18 meses.

O Centro de Criatividade é considerado fundamental para a cultura maranhense e foi inaugurado em 1980. O espaço é sede do Teatro Alcione Nazaré, da Escola de Dança Lilah Lisboa, da Biblioteca Ferreira Gullar, conta ainda conta com o Cine Praia Grande e com espaços para exposições.

A Polícia Civil do Maranhão prendeu, nesta quinta-feira (18), quatro pessoas na cidade de São Paulo, suspeitas de aplicar o golpe da falsa central de segurança de banco em vítimas do Maranhão. O grupo é investigado pelo crime de estelionato eletrônico, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Grupo suspeito de se passar por central de segurança de banco para aplicar golpe no MA é preso em São Paulo

Divulgação

Além das prisões preventivas, a polícia cumpriu uma ordem judicial de bloqueio de bens dos investigados na ordem de mais de R$ 2 milhões.

Os suspeitos foram presos durante a operação "Call center do crime", realizada pela Polícia Civil do Maranhão, através do Departamento de Combate à Crimes Tecnológicos (DCCT), e de São Paulo, por meio da 3ÂȘ Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER).

Foram presos durante a operação: Anderson Cleiton Nogueira César, 29 anos; os irmãos Igor Manoel Bezerra de Oliveira, 27 anos, e Islanny Bezerra de Oliveira, além da mãe deles, identificada como Ivanilza Bezerra da Silva, de 48 anos. E há um quinto suspeito, identificado como Caio Bassioli, que ainda não foi localizado e é considerado foragido da Justiça.

Os presos são suspeitos de atuarem no crime conhecido como "golpe da falsa central", onde os criminosos se passam por funcionários de uma central de segurança de instituições financeiras, para subtrair valores das vítimas e depois praticam lavagem de dinheiro.

Sexta-feira (19)

Nesta sexta-feira, 19 de Abril, celebra-se o Dia dos Povos Indígenas, pondo em evidência a luta que esses povos enfrentam para sobreviver e manter a tradição que seus ancestrais construíram e passaram em diante.

Contrariando a função comemorativa da data, vários povos originários do Maranhão temem pelo iminente desaparecimento de suas línguas nativas, relatando que as novas gerações usam cada vez menos para se comunicarem entre si.

Línguas indígenas maranhenses correm risco de desaparecer

O Maranhão é o terceiro estado do Nordeste com a maior população indígena, segundo dados do Censo do IBGE de 2022. O estado tem 57.214 pessoas que se autodeclaram indígenas. Destes, mais de 72% vivem nos 20 territórios do estado que reúnem 9 etnias.

Destes territórios, apenas 17 estão devidamente demarcados. São eles: Krikati, Krepyn katejê, Timbira, Canela Memõrtumre, Canela Ramkokamekrak, Gavião Pukobjê, Krenjê, Guajajara, Ka'Apor, Awa Guajá, Gamela, Tremembé, Tikuna, Awrao, Anapuru Muypurá, Kariu Kariri e Tupinambá.

Nestes territórios, algumas línguas, apesar da cada vez mais cair em desuso, ainda sobrevivem, tais como a tenetehara, que tem dialetos em guajajara e tembé; a kaapor, que também tem a língua em sinais, guajá, do ramo tupi; timbira, linhagem do macro-jê, que se divide em outros dialetos tais como o canela, gavião pukobiê e krikati.

Um dos motivos para o desaparecimento das línguas indígenas, está na crescente saída dos territórios demarcados e das comunidades tradicionais para os centros urbanos do estado. Como estas línguas não são utilizadas para a comunicação diária, estes indígenas acabam tendo que abrir mão da língua de origem.

Sábado (20)

A Polícia Federal (PF) prendeu, nessa sexta-feira (19), um homem pelo crime de importunação sexual contra uma passageira durante um voo que saiu de São Paulo para São Luís. Após sofrer o ato de importunação, a vítima foi acolhida pelos comissários de bordo e levada para outra área do avião.

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta sexta-feira (19), um homem suspeito de praticar importunação sexual contra uma passageira durante um voo que saiu de São Paulo para São Luís

Divulgação/Polícia Federal

Ainda de acordo com a PF, a denúncia foi feita pela concessionária do aeródromo a pedido do piloto do avião, que solicitou a presença de policiais na área de desembarque para retirada do suspeito da aeronave.

Segundo a vítima, tudo aconteceu quando a comissária do avião foi atendê-la e o homem, que estava ao seu lado, cometeu o ato de importunação sexual.

"Quando começou o serviço de bordo a comissária de bordo falou comigo. Quando eu me estiquei pra pegar o lanche da mão dela ele simplesmente me agarrou e me abraçou. Eu o empurrei e ele falou 'não podia não?'. Eu falei claro que não. Ele me agarrou novamente, passando a mão no meu seio. A partir daí eu entrei em estado de choque", disse a vítima.

Após o desembarque, o homem foi levado à sede da Polícia Federal para adoção dos procedimentos legais, onde as testemunhas e a vítima foram ouvidas, confirmando o crime.

Após a autuação, o homem foi levado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da justiça.
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2