TV NEWS

Campeã do carnaval 2024, Viradouro abre concurso no Grande Recife para selecionar arte do enredo da escola de samba em 2025; entenda o tema

.

Por Redação em 25/04/2024 às 04:13:24
Artistas serão selecionados em escolas. Agremiação carioca vai homenagear Malunguinho, entidade afro-indígena e alcunha de líder de quilombo da região no século 19. Escola de Samba Viradouro

Igor Santos/Secom PMS

A escola de samba Unidos do Viradouro, campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2024, abriu um concurso para selecionar o artista que será responsável pelo projeto visual do enredo da agremiação em 2025. A seleção vai ser feita em 96 escolas de sete cidades do Grande Recife.

A Viradouro sairá no próximo desfile com o tema "Malunguinho: o mensageiro de três mundos", em referência a uma entidade afro-indígena e ao líder de um quilombo da região na primeira metade do século 19 (saiba mais abaixo).

? Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.

Podem participar alunos e servidores que tenham feito curso técnico em artes visuais de 96 escolas estaduais de sete cidades do Grande Recife localizadas ao norte da capital pernambucana: Araçoiaba, Abreu e Lima, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Olinda e Paulista.

As inscrições começam nesta quinta-feira (25) e seguem até 15 de maio. Nesse período, os interessados devem enviar suas obras para o e-mail [email protected].

O resultado será divulgado em 25 de maio. O trabalho selecionado será estampado em produtos como banners, camisetas e bonés que vão simbolizar o desfile do próximo ano.

"A ideia de fazer um concurso é que a gente consiga trazer a personalidade e a originalidade do artista pernambucano na construção dessa imagem, que vai ser a primeira a ser difundida e que vai ser o nosso símbolo de enredo", explicou o carnavalesco da Viradouro, Tarcísio Zanon.

O carnavalesco explicou ainda que as artes devem ser feitas de forma manual e serão avaliadas por um grupo da escola com base no "espírito do personagem" que será representado pela agremiação.

Enredo sobre Malunguinho

A escolha de Pernambuco para ser o local da seleção se deu por causa do samba-enredo que será apresentado pela escola no ano que vem.

"Malunguinho: o mensageiro de três mundos" conta a história de João Batista, o último líder do Quilombo Catucá, localizado no território que hoje corresponde à área norte do Grande Recife. Segundo reza a lenda, Malunguinho, como era conhecido, aprendeu com os indígenas as propriedades das ervas e, com esse conhecimento, conseguia escapar das emboscadas que armavam contra ele.

"A gente pretende contar a saga desse herói. Hoje ele é cultuado no catimbó jurema nessas três falanges: Exu, Caboclo e Mestre. A ideia do enredo nasce numa pesquisa feita ainda na pandemia, sobre a jurema", contou o carnavalesco Tarcísio Zanon.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2