TV NEWS

Enfermeira que Ă© mãe solo dĂĄ plantão junto com a filha mĂ©dica em hospital no Recife; VÍDEO

.

Por Redação em 12/05/2024 às 03:02:35
Encontro especial entre Ana Patrícia Feitosa e Rayssa Feitosa aconteceu no Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da capital pernambucana. Enfermeira e médica, mãe e filha trabalham juntas no mesmo plantão em hospital no Recife

Muita resiliência e esforço repassado por gerações foram necessários para que a enfermeira Ana Patrícia Feitosa tivesse a oportunidade de dar um plantão com a médica mais especial para ela: sua filha, Rayssa Feitosa (veja vídeo acima). As duas trabalham juntas no Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.

? Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.

Garra e sacrifício nunca faltaram na vida das duas. Ana Patrícia deu todo o suporte à filha quando ela decidiu que queria estudar medicina. Foram quatro longos anos de preparação em cursos pré-vestibular até que, no quinto ano, a aprovação veio. A rede de apoio familiar permaneceu até a formatura.

"Eu, como enfermeira que sempre acolhi todos os médicos, acolher minha filha, é uma honra. É realmente colocar no colo. Você, como mãe, quer realmente que ela faça o melhor e eu sempre cobrei muito. Seja o seu melhor, mas não pra mostrar a alguém que você é melhor, mas sim doar seu melhor", disse Ana Patrícia.

Orgulho para a mãe e acalento para a filha, ter a chance de dar um plantão na companhia da mãe fez Rayssa ter a dimensão do quanto a formação profissional dela era uma conquista conjunta, em família.

"Ter aquele suporte do meu lado, como ela sempre esteve durante toda a minha vida, foi um momento que eu pude me sentir acolhida dentro do meu ambiente de trabalho, que, muitas vezes, não é esse ambiente tão acolhedor assim. Eu consegui realmente entender o impacto que isso tinha gerado dentro da nossa família, como esse momento tinha sido sonhado, tão desejado durante todos esses anos, e agora ele poderia se tornar real", disse Rayssa.

Ana Patrícia e Rayssa Feitosa dão plantão juntas como enfermeira e médica

Reprodução/TV Globo

A história de Rayssa e Ana Patrícia começou muito antes, com o empenho de Netice Batista, matriarca da família. Ela perdeu o marido quando Ana Patrícia ainda era criança e precisou trabalhar como empregada doméstica para garantir a subsistência e educação dos filhos.

Quando Dona Netice ficou viúva, a família teve que se mudar para uma comunidade na periferia do Recife. Ela sempre dizia aos filhos que o melhor caminho para mudar de vida, eram os estudos. Ouvindo isso, Ana Patrícia fez um esforço tremendo para ingressar na área da saúde.

Ana Patrícia começou como auxiliar de enfermagem e depois conseguiu entrar na faculdade para conseguir o diploma no ensino superior. Criou as duas filhas, Rayssa e Renata, como mãe solo. As ausências em momentos especiais foram necessárias, mas sempre com muito diálogo para que as filhas entendessem que se tratava de uma etapa para o crescimento em família.

"Foi um período de muita dificuldade, não só pela ausência [...] naquele momento. [...] Ela precisou trabalhar todas as noites durante quatro anos de formação, e, por conta disso, a gente precisou lidar com a ausência dela em diversas situações que eram importantes para a nossa família. [...] Ela falava que era um período de transição, um desafio necessário para mudar aquela realidade", contou Rayssa.

O esforço de três gerações de mulheres negras deu fruto. A avó se orgulha e fala de peito aberto que tem uma médica na família.

"Eu sinto um grande orgulho na minha vida. Sabe por quê? Coisas que eu não esperava e hoje eu estou vendo. A minha filha concursada. Minha neta, uma doutora [...] É a primeira médica da família. Para mim, é um grande orgulho", afirmou Netice.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2