TV NEWS

Inundações deixam 50 mortos e 27 desaparecidos na Indonésia

.

Por Redação em 14/05/2024 às 02:57:55
Tragédia deixou 27 pessoas feridas, e 3.396 tiveram que deixar suas casas. Ppovo tenta sair da região inundada em Rambatam, no oeste da Sumatra nesta terça (14)

Ade Yuandha/AFP

Cinquenta pessoas morreram e 27 continuam desaparecidas após inundações repentinas e um fluxo de lava fria de um vulcão no oeste da Indonésia, segundo o balanço mais recente, divulgado pela agência de gestão de desastres.

? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

A tragédia do fim de semana também deixou 37 pessoas feridas, e 3.396 tiveram que deixar suas casas. A agência pediu a mobilização de maquinário pesado para ajudar nos trabalhos de resgate, e ressaltou que o balanço pode aumentar.

As fortes chuvas do sábado (11) na ilha de Sumatra causaram inundações em dois distritos e arrastaram cinzas e areia do monte Marapi. Com 2.885 metros de altura, é o vulcão que tem mais atividade no país. No fim de 2023, ele entrou em erupção e 23 alpinistas que escalavam a montanha morreram.

A lava atingiu um rio, que transbordou e provocou inundações por toda a província. Cerca de cem casas e alguns edifícios ficaram debaixo d'água, segundo autoridades locais, segundo disse à agência de notícias Associated Press o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia, Abdul Muhari.

Deslizamentos de terra e inundações são frequentes na Indonésia na temporada de chuva. Em 2022, quase 24 mil pessoas foram evacuadas e duas crianças morreram em inundações na ilha de Sumatra, um fenômeno agravado pelo desmatamento, apontam ambientalistas.

Inundações e deslizamentos de terra na Indonésia deixam mortos e desaparecidos

Reuters/Basarnas
Comunicar erro
SPJ JORNAL 2